Cidadeverde.com

Com 500 mil piauienses com dose de reforço atrasada, Sesapi fará busca ativa

Imprimir

Após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelar que mais de 500 mil pessoas estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está elaborando “busca ativa” deste público e reforçando o contato com os municípios para garantir a aplicação do reforço vacinal.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (18), o secretário Florentino Neto conclamou a população piauiense a voltarem aos locais de aplicação dos imunizantes dentro do intervalo vacinal estipulado no cartão de vacinação. 

“Estamos motivando, junto com o apoio dos municípios, conclamando as pessoas para que, do jeito que fizemos com as outras obrigatoriedade de vacina, possamos fazer também com essa. que é a dose de reforço [...] as pessoas vieram para a primeira, para a segunda e agora precisam voltar para a terceira”, enfatizou o gestor.

Por conta do grande número de pessoas sem a dose de reforço da vacina contra o coronavírus, integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do estado recomendaram ao Governo do Piauí a inclusão da exigência da terceira dose no “passaporte da vacina”, que atualmente só considera obrigatório o esquema vacinal com duas doses. 

Com mais de 87% da população já imunizada com duas doses da vacina contra a Covi-19, Florentino Neto admitiu que embora o índice em relação a dose de reforço esteja, em cerca de 36%, pontuou é uma realidade vivida por outras unidades da federação. “O que vamos fazer agora é reforçar o chamamento, fazer uma busca ativa”, enfatizou.

Devolução de doses

Durante a entrevista, o secretário de Saúde ainda negou a informação de que municipios piauienses estariam devolvendo doses fora do prazo de validade por conta da baixa procura pelos imunizantes. Em nota ao Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa da Sesapi confirmou que não houve remissão de vacinas por conta dessa situação.

Além disso, a pasta informou que está solicitando ao Ministério da Saúde o envio de mais 80 mil doses pediátricas contra a Covid-19 para a imunização população entre 05 e 11 anos do estado.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Imunização Covid-19, informa que não houve devoluções de imunizantes no ano de 2022. A Sesapi reitera o compromisso com a distribuição e prestação de apoio aos municípios em todo o processo de vacinação contra a doença. 

A Sesapi está  é solicitando ao Ministério da Saúde mais 80 mil doses de vacina Pfizer pediátrica para atender a população de 05 a 11 anos. 

O Piauí vacinou até agora 99, 78% da população elegível com a primeira dose, 87,31% com a segunda dose e 42,46 com a dose de reforço.

Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais