Cidadeverde.com

Saiba como prevenir as temidas acnes que surgem na adolescência

Imprimir





A acne é uma doença de pele bastante comum que afeta cerca de 80% dos adolescentes. Os hormônios sexuais que começam a ser produzidos na puberdade são os principais responsáveis pelas alterações da pele, que acaba se tornando oleosa, com cravos, espinhas.

Estudos mostram que as incontáveis bactérias que cobrem nossa pele são a raízes da acne.

Segundo o dermatologista James Lima, existem vários tipos de acne que surgem nas mais diferentes fases da vida. “A gente identifica essa doença em pessoas mais adultas, depois da menopausa, existe a acne neonatal (de pessoas que acabaram de nascer), mas um dos tipos mais comuns é realmente a acne na adolescência. Nesta fase a acne costuma aparecer entre 8 a 10 anos de idade, às vezes um pouco mais tarde, 11 ou 12 anos, é variável de pessoa para pessoa, de acordo com a entrada na fase da puberdade”, explica.

Existem também pessoas que tem mais tendência a acne do que outras, mas da mesma forma que para alguns, cravos e espinhas se tornam um problema temporário, para outros pode durar anos.

Para o especialista, a hereditariedade pode explicar o surgimento delas. "A acne é uma doença que em muita relação genética, muita relação com hereditariedade. Então, pessoas que tem pais com acne, avós com história de acne tem mais propensão a ter. Além disso, há pessoas que tem pele mais oleosa já infância e quando entram na fase da adolescência é inevitável o surgimento das espinhas”, conta.



As espinhas surgem mais comumente no rosto, mas também podem aparecer em outras partes do corpo como costas, braços e até no bumbum. “A acne pode aparecer em várias partes, mas a parte do rosto é uma das principais, sem dúvida, mas a gente consegue ver lesões nas costas, na frente do peito, nos ombros, que são regiões mais oleosas naturalmente”, disse o dermatologista.

 

PREVENÇÃO

James explica ainda que tratar das famosas espinhas nos primeiros sinais é fundamental porque elas podem deixar sinais para o resto da vida. "Muitas vezes aquela acne que é da adolescência, muito simples, pode deixar cicatrizes importantes pro resto da vida da pessoa. Por isso é importante cuidar da acne desde o início, assim que surgir os primeiros sinais de oleosidade, os primeiros cravinhos já é importante iniciar o tratamento”, conclui.

Para evitar a acne, é necessário ter um cuidado especial. Veja 5 dicas para evitar esse problema:

1 - Beba muita água;

2 - Use o sabonete correto para o rosto;

3 - Cuide da espinha desde o início;

4 - Se alimente de forma saudável;

5 - Limpe periodicamente a pele;



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.
 


Jaqueliny Siqueira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais