Cidadeverde.com

Conheça 3 hábitos que podem te ajudar a manter o intestino saudável

Imprimir


Foto: Freepik

 

 

O intestino é conhecido como o "segundo cérebro" do corpo humano, já que o seu funcionamento, seja bom ou mau, impacta em todo o restante do organismo. A função do intestino é absorver os nutrientes dos alimentos, permitindo que alguns minerais, vitaminas e demais nutrientes sejam incorporados na corrente sanguínea para aproveitamento pelo organismo.

De acordo com a nutricionista Monik Cabral, as mulheres são as que mais sentem os efeitos de um intestino irritado e o mau desempenho do órgão pode prejudicar, inclusive, a vida sexual feminina.

"Quando a mulher não lida bem com a questão intestinal, ela tem maior estresse, tensão, constipação, flatulência, inchaço, dor de cabeça, e isso repercute no mau humor, na concentração e na sexualidade", pontua a especialista.

Para auxiliar na formação de uma microbiota intestinal de qualidade, a nutricionista explica que é essencial incorporar alimentos saudáveis e ricos em fibras, como aveia, psyllium e farinha de maracujá. Monik indica também o consumo de quinoa, linhaça, grão de bico, abacate, banana verde e nozes.

A especialista pontua que o bom funcionamento do intestino depende de três pilares: boa ingestão hídrica, atividade física regular e, claro, alimentação equilibrada. "Um padrão alimentar rico em vegetais garante que seu organismo receba um bom aporte de fibras e compostos bioativos importantes para a microbiota", afirma.

Confira 3 hábitos para te ajudar a manter o seu intestino saudável:

1 - Beba muita água: de acordo com a profissional, é indicado o consumo de, no mínimo, 35ml vezes o seu peso corporal (kg);

2 - Cuide da sua saúde física e mental: faça exercícios físicos regularmente, prezando por aqueles que você goste mais, e maneje o seu estresse. Atividades como yoga e meditação são ótimas pedidas;

3 - Retire os industrializados da sua alimentação: alimentos embalados, processados, excesso de álcool e/ou de medicamentos são irritantes e inflamatórios para a mucosa intestinal. Portanto, evite consumi-los diariamente;
 


Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais