Cidadeverde.com

Comissão avança para a segunda fase de implantação do eSocial no Governo do Piauí

Imprimir

Representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), órgãos que formam a Comissão de Implantação do eSocial no Governo do Piauí, estiveram reunidos, nesta semana para alinhar os trâmites e dar início à segunda fase de inclusão de informações no sistema federal. Nesta fase, serão transmitidos os eventos de cadastro inicial do vínculo e admissão dos trabalhadores do Estado no eSocial.

A gerente de Controle de Pessoal e Previdência da CGE, Amparo Esmério, explica que a primeira fase foi concluída no final do ano passado, com o cadastro de informações dos órgãos e entidades estaduais. Agora será o momento do cadastro de informações dos trabalhadores com os dados extraídos do Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape).

“Estamos trabalhando para iniciar a implementação da segunda fase do eSocial que consiste no cadastro inicial do vínculo e admissão dos trabalhadores do Poder Executivo estadual. Nessa reunião, a empresa Vobys apresentou a forma como deveremos gerar e transmitir esses eventos para o eSocial”, explicou.

A Vobys é a empresa responsável pela criação do Siape no âmbito do Estado. O sistema reúne as informações de Recursos Humanos e de folha de pagamento.

A CGE, como órgão central de controle interno do Poder Executivo do Piauí, é responsável pela coordenação dos órgãos/entidades para a implantação do eSocial no Poder Executivo estadual, conforme determina o Decreto Estadual nº 17.774 de 22/05/2018.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais