Cidadeverde.com

Piauienses Eduardo Hipólito e Mikaeli garantiram dobradinha de prata e bronze Pan-Americano de paraciclismo

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal 

Piauiense Eduardo Hipólito vice 2° colocado no Pan de ciclismo 


O Piauí teve representantes no Pan-Americano de ciclismo paralímpico, que se encerrou no último domingo (20), em Maringá-SP. Os piauienses Eduardo Hipólito, de Picos e o Mikaeli Araújo, da cidade de Pedro II, conquistaram respectivamente prata e bronzes na competição que distribuiu pontos importantes na briga pelo Parapan Americano em Santiago 2023 e nos Jogos Paralímpicos Paris-24. Mikaeli voltou com três medalhas de bronzes, todas conquistadas nas provas de ciclismo de pista. A delegação brasileira conqusitou 122 medalhas ao total sendo 45 delas de ouro. Ao total, oito países mandaram representantes para competição que aconteceu no Velodromo da Vila Olímpica, em São Paulo. 

No último sábado (19), durante participação no Pan Americano de paraciclismo, na categoria contra-relógio, o atleta piauiense Eduardo Hipólito, conquistou medalha de prata na competição. Já Mikaeli, 31 anos, conquistou medalha de bronze no primeiro dia de disputas, ainda na quinta-feira (17) e depois disso seguiu na maratona de provas que se estendeu até o domingo (20) - totalizando para os dois atletas quatro dias de competições. 

Essa foi a primeira vez que ele participa da competição representando a seleção brasileira. O resultado do piauiense fez com que ele garantisse a participação em provas de mundial e paralimpíadas, caso seja novamente convocado. “O resultado foi dentro do esperado porque estava competindo com o campeão mundial da categoria, o Alejandro”, frisou Eduardo.

O piaueinse Eduardo participou de outras provas na competição e por muito pouco não beliscou mais um lugar no pódio, dessa vez em uma prova de resistência.  Na competição, o atleta brigava pelo ouro, mas uma queda o afastou do lugar mais alto do pódio. “No domingo, sofri essa queda durante o campeonato, tive algumas escoriações. Cheguei a pensar em desistir, mas decidi ir em frente. Mesmo assim, consegui uma boa colocação, ficando em quarto lugar geral, uma diferença de apenas 27 segundos para conseguir subir ao pódio”, lamentou.

Os bons resultados obtidos por Eduardo Hipólito não vêm de agora. Em dezembro do, ano passado, Eduardo já havia conquistado o título de campeão Brasileiro de Paraciclismo, em Brasília, no Distrito Federal. Ele venceu na categoria C3, na prova de contrarrelógio, e garantiu ainda a medalha prata na prova de resistência. De volta ao Piauí, ele fala dos desafios e foca na preparação para conquistar o direito de representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, em 2024.

Foto: Arquivo Pessoal 

Piauiense Mikaeli Araújo 3ª lugar no pan

No caso de Mikaely a dedicação ao ciclismo é algo recente, o pedal entrou de forma sólida em sua vida durante a pandemia, pois ela precisava se mexer, uma vez que nasceu com uma má formação congênita no fêmur esquerdo o que a exige atenção especial para manter a perna direita firme e forte e hoje em dia ela é um dos nomes promissores do estado no naipe feminino. Mikaeli Araújo conquistou três medalhas. Todas nas provas de pista nos dois primeiros dias de competição. 

“Eu gostei muito da minha atuação. Saiu melhor do que o planejamento porque eu nunca tinha tido contato com aquela bicicleta, com aquele tipo de pista e aquela forma de prova e consegui trazer três medalhas de bronzes então foi realmente uma superação muito grande. Os outros dois dias foi o campeonato de estrada que o primeiro dia foi contrarrelógio e resistência. Conseguimos trazer medalha na pista, já na estrada não foi dessa vez, mas com a certeza de que devemos planejar bastante a próxima temporada”, frisou Mikaeli. 

Os dois piauienses brigam diretamente por vagas nas paralímpiadas de Paris-24. E tem no cronograma para o próximo semestre disputar a Copa Brasil da modalidade que acontece em Riberão Preto-SP. 

 

 

Pâmella Maranhão 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais