Cidadeverde.com

Pessoinha diz que sistema de bilhetagem dos ônibus de Teresina vai ser digital

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), João Duarte, o Pessoinha (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (24) que a cidade de Teresina vai ter mudanças na bilhetagem eletrônica após a Eturb assumir o controle com decreto publicado pelo prefeito Dr. Pessoa. Entre as novidades, um sistema totalmente digital.

"Hoje já tive reunião com a Strans e com a procuradoria-geral do município e com uma equipe do Banco do Brasil, onde vamos fazer duas mudanças principais. A primeira é que vai ser um sistema de bilhetagem eletrônica que vai ser digital, que já está acontecendo nas maiores capitais do Brasil. A segunda é a quantidade de relacionamento do usuário com a bilhetagem. Vou te dar um exemplo: hoje o usuário só pode comprar de forma presencial. Agora ele vai ter 10 opções de compra, a prefeitura vai ter maior controle dos dados, para poder sim fazer uma melhoria", afirmou.

Segundo o presidente da Eturb, a falta de organização em relação aos dados tem sido o principal problema.

"Hoje é muito difícil você suprir a necessidade, suprir a demanda de determinado bairro, porque a prefeitura não tem esses dados para saber qual a necessidade. Um dos motivos da bilhetagem passar para a Eturb, que é uma empresa pública, é uma melhor organização dos dados, para resolver a questão de fato e direito nesse nesse quesito", destacou.

Ele afirmou que ainda não sabe como vai ficar a situação da empresa que ajudava no gerenciamento da bilhetagem.

"A empresa que estava era privada, que fez a contratação, nós somos uma empresa pública, então é um regime contratual diferente.  Temos duas opções inicialmente. Ou abrimos licitação, ou pode ter alguma adesão de empresa pública de âmbito nacional, ainda estamos vendo isso. Mas posso dizer uma coisa: Teresina terá um sistema de bilhetagem maior, com mais controle de dados e a Strans vai dar maior resolutividade na questão dos ônibus", afirmou.

Flash Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais