Cidadeverde.com

Hospital Infantil realiza aplicação de spinraza em bebê de 23 dias assintomático com AME

Imprimir

Foto: Divulgação / Governo do Piauí 

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) é referência no tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença rara e progressiva que afeta a fala, motricidade e até a respiração de bebês.

Por conta dessa e de outras doenças, algumas crianças moram no HILP porque precisam ficar ligadas a aparelhos durante o tratamento, muitas vezes pelo resto da vida.

Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. Um bebê de 23 dias já recebeu, no Hospital Infantil, a primeira dose da spinraza, medicamento utilizado no tratamento. Ele é assintomático e fez o teste ainda na maternidade. Graças à agilidade do diagnóstico, o prognóstico é muito promissor.

O diagnóstico foi possível graças à atenção da pediatra Lorena Mesquita, que trata do irmão do bebê, que também tem AME. “O diagnóstico precoce é muito importante para que essa criança inicie o tratamento da forma mais precoce possível e assim tenha uma melhor qualidade de vida. Queremos que essas crianças com AME tenham uma vida feliz, mesmo com a doença”, afirmou a pediatra.

O diretor do Hilp, Vinicius Nascimento, declarou que o hospital investe muito no tratamento da AME. “Temos diversas crianças com AME. Algumas moram há sete anos no Hilp. Acolhemos a elas e seus acompanhantes, pois a jornada é longa e difícil. Mas temos uma equipe capacitada e, acima de tudo, humana, como a médica Lorena Mesquita. Cuidamos dessas crianças com carinho e investimos em equipamentos que permitem a continuidade da vida delas”.

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais