Cidadeverde.com

Fungos nas unhas: conheça as causas e tratamentos mais comuns

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Causada por fungos que se alimentam da queratina, uma proteína presente nas unhas, a onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha, acontece por diversos motivos: contato com ambientes e materiais contaminados com os fungos, locais quentes e úmidos como piscinas e vestiário, além dos próprios calçados¹.

A doença atinge mais as unhas dos pés por ser menos arejados, não receberem a mesma atenção que as mãos e/ou pelas unhas dos pés terem uma velocidade de crescimento menor, o que pode facilitar a penetração dos fungos¹.

E, apesar de ser simples de resolver ? em casos de menor gravidade -, se não tratada, a micose de unha pode se agravar principalmente para quem tem diabetes, psoríase, imunossupressão, obesidade, hiperidrose (transpiração excessiva nos pés e/ou nas mãos), tabagismo, doenças vasculares e alterações ósseas¹.

Sendo assim, é importante ter mais atenção com a saúde das unhas Observar se estão ficando amareladas, descolando ou descamando e procurar um especialista. Normalmente, para acabar com a micose de unha rapidamente, é recomendado o uso de esmaltes antifúngicos, como Loceryl® Esmalte.

Diferentemente de muitos produtos, Loceryl® contém um ingrediente antifúngico, a amorolfina, que atua na eliminação dos fungos causadores da infecção². O esmalte terapêutico cobre e penetra na unha para continuar eliminando os fungos durante 7 dias². Além de ter esse efeito de longa duração*, o produto combate diversas classes de fungos causadores das micoses de unha².O 1º esmalte terapêutico do mercado com amorolfina ainda permite o uso de esmaltes cosméticos³**, sem perder a eficácia do produto.

A consulta com um dermatologista é fundamental para indicar o melhor tratamento. No caso de grávidas, também é importante conversar com o ginecologista antes de fazer uso de qualquer produto.

Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916 0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800-155552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.  

Sobre a Galderma 

A Galderma é a maior empresa independente de dermatologia do mundo, presente em aproximadamente 100 países. Desde a sua criação em 1981, tem sido movida por uma dedicação completa à Dermatologia. Oferece um portfólio inovador e com base científica de marcas e serviços sofisticados em Estética, Produtos ao Consumidor e Medicamentos. Focada nas necessidades dos consumidores e pacientes, a Galderma trabalha em parceria com profissionais de saúde para garantir resultados superiores. A empresa segue avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entende que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. 

*Uma única aplicação do esmalte fornece proteção por uma semana

**necessário aguardar 10 minutos para aplicação do esmalte cosmético

¹Sociedade Brasileira de Dermatologia. Onicomicose: transmissão, sintomas e como tratar as unhas. Disponível em: https://www.sbd-sp.org br/geral/onicomicose-transmissao-sintomas-e-como-tratar-as-unhas/ Acesso em 24 de fev. de 2022.

²Endringer Pinto F, Bagger C, Kunze G, et al. Visualisation of penetration of topical antifungal drug substances through mycosis-infected nails by matrix-assisted laser desorption ionisation mass spectrometry imaging. Mycoses. 2020 Aug;63(8):869-875.

³Sigurgeirsson B, Ghannoum MA, Osman-Ponchet H, et al. Application of cosmetic nail varnish does not affect the antifungal efficacy of amorolfine 5% nail lacquer in the treatment of distal subungual toenail onychomycosis: results of a randomised activecontrolled study and in vitro assays. Mycoses 2016 May;59(5):319-26

Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv.

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais