Cidadeverde.com

Desde ampliação, Hospital Justino Luz, em Picos, já realizou 20 cirurgias neurológicas

Imprimir

Foto: Ascom Fepiserh

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, ampliou a realização de procedimentos de alta complexidade a partir da abertura do serviço de Neurocirurgia na unidade. Implantado em fevereiro deste ano, o setor já realizou 20 neurocirurgias. A ação faz parte de um plano do Governo do Estado de descentralização dos serviços de alta complexidade.

Segundo o coordenador da Neurocirurgia do HRJL, o neurocirurgião Elton Bezerra, a equipe realiza procedimentos de urgências e considera positivo esse início. “Estamos muito felizes. Já são 20 cirurgias e 124 pareceres neurocirúrgicos”.

O neurocirurgião, que também coordena o serviço no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), destaca que há seis anos o HUT recebia todo e qualquer trauma neurocirúrgico do Piauí. “Esses 20 pacientes chegariam em Teresina, alguns sem condição de operar porque já estariam em morte encefálica e outros com sequelas gravíssimas provocadas por conta da demora na cirurgia. Então são 20 vidas salvas em um mês”.

As cirurgias bucomaxilofacial, provocadas por trauma, recebem um parecer do setor de neurocirurgia e são realizadas por outra equipe especializada, também no Hospital de Picos. “Esse avanço melhora muito a situação do paciente que se acidenta na macrorregião de Picos” finalizou o coordenador.

Para oferecer o serviço, o Justino Luz passou por uma estruturação para a criação do setor de neurocirurgia, como explica a diretora geral, Genyana Leal. “Fizemos uma reforma nos setores e criamos o setor da neurocirurgia que conta com três enfermarias com 12 leitos de internação clínica. O centro cirúrgico também passou por reforma e adequações para a realização das neurocirurgias. Contamos ainda com a equipe treinada para atender no setor, eles dão suporte em tempo integral para os pacientes do centro de terapia intensiva (UTI), enfermaria e também aos pacientes internados com Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, destaca Genyana.

O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca que o governador Wellington Dias, em sua gestão, apostou na descentralização da saúde para levar serviço de alta complexidade para o interior. “O Hospital Justino Luz avançou bastante com serviços importantes, a exemplo das cirurgias bucomaxilofacial, neurológicas e também as cirurgias por laparoscopia, que são menos invasivas”, destaca o presidente.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais