Cidadeverde.com

Deputados aprovam moção de repúdio contra declarações de Mão Santa

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, durante a sessão plenária desta segunda-feira (04), uma moção de repúdio às declarações do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), acerca da governadora Regina Sousa (PT), que tomou posse do cargo na última quinta-feira (31).

A solicitação foi protocolada pelo deputado Franzé Silva (PT) e subscrita por outros parlamentares. “Ele atacou uma mulher, uma negra, os movimentos sociais, desrespeitou as religiões. Se essa Casa não tomar uma posição, isso seria um ato de conivência”destacou o petista.

Durante uma live nas suas redes sociais, Mão Santa usou a expressão “macumbeira” ao se referir a governadora piauiense. “É uma avacalhação, aliás eles estão sendo, assumiu aí uma macumbeira. O povo tem o governo que merece, nós vamos ter a maior avacalhação, o povo tem o governo que merece”, disse o gestor naquela ocasião.

Ação Judicial

A votação da moção de repúdio foi acompanhada por entidades religiosas, que lamentaram o comportamento do prefeito Mão Santa. Vice-presidente da Articulação Nacional de Povos de Matrizes Africanas e Ameríndias (ANPAMA), pai Rondinele de Oxum afirmou que o caso será denunciado ao Ministério Público do Piauí (MPPI) e na esfera cívil.

“É lamentável uma autoridade como o prefeito Mão Santa fazer declarações como as que ele fez. Isso mostra para a sociedade o quanto sofremos preconceitos. O estado do Piauí hoje é o que mais violenta religiões de matrizes africanas. Você observa isso pelo fato de um culto sendo realizado com matrizes africanas o quanto ela [Regina] sofreu com isso. Foram feitos vários cultos, com católicos, evangélicos, mas foi com o nosso que foi atacada”, pontuou. 

Foto: Cidadeverde.com

Breno Moreno e Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais