Cidadeverde.com

Altas taxas de colesterol e açúcar no sangue aumentam o risco de Alzheimer

Imprimir


Foto: Pixabay



Estudo recém-divulgado pela Universidade de Boston aumentou a preocupação dos profissionais de saúde com o colesterol e açúcar no sangue. Segundo a pesquisa, as altas taxas de colesterol e açúcar no sangue até os 30 anos aumentam o risco de Alzheimer. Pela primeira vez se constatou que as associações entre os níveis de colesterol, glicose e o risco futuro de doença de Alzheimer se estendem muito mais cedo na vida do que se pensava anteriormente.

De acordo com a nutricionista Maely Vidal, o controle de taxas e do consumo de açúcar são necessários não só pelo risco do Alzheimer, mas também por uma série de outros fatores e problemas de saúde. No entanto, a especialista explica que quanto mais cedo adquirimos a consciência do equilíbrio e da alimentação saudável, mais saúde teremos na vida adulta.  “O açúcar está presente em diversos tipos de alimentos, até mesmo nos mais saudáveis. A diferença é como ele está presente”, afirma.

O estudo mostrou ainda que pessoas com idades entre 35 e 50 anos, que tinham altos níveis de triglicerídeos, um tipo de colesterol encontrado no sangue, e níveis mais baixos do “colesterol bom”, chamado lipoproteína de alta densidade, eram mais propensos a serem diagnosticados com doença de Alzheimer mais tarde na vida.

A nutricionista disse também que a maioria das pessoas tem dificuldades em diminuir o consumo de açúcar refinado presente também em alimentos ultraprocessados, os mais nocivos à saúde,  devido à facilidade de aquisição. Ela cita outras doenças com causas multifatoriais que encontram sua predisposição a partir do consumo exagerado, como é o caso da obesidade.

Além disso, ela lembra que tentar retirar por total o consumo não funciona, por isso a reeducação alimentar deve ser gradativa.  “O mais recomendado não é a eliminação total desse consumo, mas sim um consumo equilibrado. Tendo um olhar para alimentação como prevenção destas doenças”, explica a especialista.


Hábitos que ajudam a minimizar o consumo de açúcar

1 - Acrescentar gradativamente as frutas, verduras e legumes na alimentação;
2 - Prestar mais atenção ao rótulo dos alimentos;
3 - Tentar cozinhar um alimento que goste ocasionalmente;
4 - Manter exames periódicos;



Acompanhe as atualizações de saúde na editoria e no instagram @vidasaudavelnacv  

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais