Cidadeverde.com

Audiência pública discute redução de veículos no transporte eficiente em Teresina

Imprimir

 

Na manhã dessa quinta-feira (7) foi realizada uma audiência pública entre membros do Ministério Público, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e as empresas do consórcio que realizam o transporte eficiente na cidade de Teresina, após uma redução na quantidade de veículos.

Os cadeirantes tem direito à gratuidade no transporte. O atendimento é agendado e os percursos são definidos de acordo com a necessidade de cada um. Os veículos são comprados pela prefeitura, mas são as empresas do consórcio que venceram a licitação que fazem o transporte.

Segundo a Strans, são cerca de 1.800 usuários cadastrados na capital. Antes da pandemia haviam 17 veículos circulando, agora não chegam a 5 veículos realizando o transporte. Na semana passada, apenas um carro estava circulando na cidade e somente após um repasse de recursos por parte da prefeitura, ocorreu um aumento nessa semana para 5 veículos.

De acordo com Vínicos Rufino, representante do consórcio das empresas, os poucos recursos repassados pela prefeitura não são suficientes para garantir a circulação dos carros.

“Em relação as atribuições do consórcio operacional, existe um contrato que tem cláusulas. Que delegam os serviços, mas com a devida entrega dos itens, adequada para isso. Então ao que tange o consórcio operacional nesse momento, não recebemos desde o início do contrato, os elementos adequados, a frota pelo município para operar o sistema e não foi incluído esse custo no cálculo da licitação”, afirmou.

Foto: Divulgação/Ascamte

Já o superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa, informou que a prefeitura pretende comprar mais três carros, e destacou que todos os custos devidos foram colocados na licitação.

“Quem tem a responsabilidade para operar o sistema do transporte eficiente foram as empresas que ganharam a licitação em 2014. Durante a inépcia dessas empresas, a prefeitura assumiu a responsabilidade pelo pagamento dessa operação. E diante dessa operação, já sendo a responsável pela administração financeira, vai assumir a responsabilidade pelo transporte eficiente, para que todos os usuários tenham a prestação do serviço”, explicou.

No próximo dia 12 de abril vai ter uma nova audiência, onde deve ser apresentado um plano de trabalho, até lá, o consórcio se disponibilizou a fornecer mais carros para a realização do transporte eficiente.

 

Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais