Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização e orienta sobre compras de pescado em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/FMS

Profissionais da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina estão orientando a população sobre os cuidados básicos para o consumo e manipulação do peixe, durante a Semana Santa, quando ocorre um aumento nesse tipo de consumo. Nesse período a fiscalização será intensificada pelo órgão.

De acordo com Larisse Portela, gerente da Vigilância Sanitária da cidade de Teresina, a população deve ficar atenta em relação ao armazenamento do pescado.

“Em ambientes como feiras, é importante que o consumidor atente para a conservação do peixe. Quando comprado em supermercados, deve ser armazenado sob refrigeração e congelamento até a data de validade do produto. Essa é uma forma de garantir que não haja contaminação do produto”, explicou.

Ela afirmou que quando descongelados em microondas ou sob refrigeração, os peixes devem ser preparados imediatamente, para evitar qualquer contaminação. Além disso, o alimento nunca deve ser descongelado à temperatura ambiente.

Além de avaliar a qualidade e a forma de armazenamento dos peixes, crustáceos e mariscos, bastante procurados na Semana Santa, a população deve estar atenta à higiene do comércio, observando a limpeza e higienização do local, exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.

Larisse Portela informou que nesta semana a fiscalização vai ser intensificada. “Realizamos fiscalizações durante todo ano e, nessa época do ano, intensificamos nossas ações trabalhando para evitar e reduzir danos à população. Sobretudo, a população tem de compreender que ela também é fiscal, denunciando irregularidades aos órgãos de fiscalização”, completou a gerente do serviço.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais