Cidadeverde.com

De vilão a mocinho: consumo de chocolate auxilia na redução da pressão arterial

Imprimir


Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

 


O chocolate é uma das paixões mais comuns quando o assunto é doce. Muito versátil e podendo assumir diversas formas e sabores, durante a páscoa seu consumo é ainda mais intenso. Porém, em alguns casos é comum haver dúvidas quanto a sua interferência na saúde, esse é o caso de quem sofre com hipertensão.

Eflausina Veloso é hipertensa e afirma que cortou o consumo de chocolate da sua dieta por receio de dificultar ainda mais sua condição.

Segundo o cardiologista e especialista em hipertensão, Alcino Sá,o consumo do chocolate por quem sofre de hipertensão pode ser benéfico, quando feito conscientemente. A especificação recomendada é que o doce tenha altos níveis de concentração de cacau, com uma porcentagem de 70 a 100%.

“Existem diversas pesquisas que mostram que o consumo diário de chocolate pode reduzir a pressão arterial em até 4,5 ou 5 milímetros de mercúrio na pressão arterial”, explica o médico.

Ainda de acordo com o especialista, não é possível responder sobre a quantidade recomendada porque existem pesquisas com quantidades variadas, mas orienta que as pessoas devem ter em mente que o consumo excessivo leva ao ganho de peso, que é maléfico para a hipertensão. 

“Então, o ideal é haver um equilíbrio para evitar essa situação, mas conseguir ter uma dieta gostosa e que reduz a pressão arterial”, conclui.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais