Cidadeverde.com

Rio Marataoan atinge cota de inundação no município de Barras

Imprimir

Foto: Prefeitura de Barras

O rio Marataoan, localizado no município de Barras, distante 128 km de Teresina, atingiu a cota de inundação, segundo informação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Já o rio Longá, em Esperantina, se aproxima da cota de inundação.

De acordo com a CPRM, em Barras o rio Marataoan atingiu a cota de inundação de 4,20 m, na noite de terça-feira (12), e nesta quarta-feira (13) permanece em 4,22 m, acima da cota da região. Nas próximas horas o nível do rio deve permanecer nesse mesmo patamar.

Já em Esperantina, o rio Longá, está em nível de alerta com 7,24 m, mas se aproximando da cota de inundação que é de 7,40 m, ou seja, uma distância de 16 cm.

“Dessa forma, solicitamos aos órgãos competentes que se mantenham alertas quanto a necessidade de ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas”, afirmou a CPRM.

Rio Parnaíba

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,41 m, em cota de atenção, com previsão de redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno de 4,35 m. 

Já em Floriano, o rio está em nível 3,22 m, em situação de normalidade, bem longe da cota de inundação da região que é de 8,98 m.

Na cidade de Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,21 m, em situação de normalidade. A cota de inundação para essa área é de 6,87 m.

"Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes e a sociedade devidamente informados", afirmou o órgão.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais