Cidadeverde.com

Arquidiocese divulga horários das celebrações da Páscoa em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/Ascom

Nesta quinta-feira (14), a Igreja Católica inicia a celebração do Tríduo Pascal, período que marca as celebrações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Para vivenciar com fé esse que é o tempo mais importante do calendário litúrgico, paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina terão celebrações e procissões ao longo dos dias. Após dois anos de medidas restritivas por conta da pandemia, o momento poderá ser realizado com a presença dos fiéis.

A celebração do Tríduo Pascal faz memória do sacrifício de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para livrar a humanidade do pecado. De acordo com o padre Isaías Pereira, assessor eclesiástico para a Comunicação da Arquidiocese, esse momento reforça que a ressurreição de Cristo é o ponto central da fé dos cristãos.

“O Tríduo Pascal é a celebração mais importante, é o que há de maior na vida da Igreja. Por isso, todos os católicos são convidados a participar ativamente dessas celebrações, pois é nesse período que vivenciamos aquilo que dá sentido à nossa fé. São Paulo, em uma de suas cartas, nos diz que se Cristo não tiver ressuscitado, a nossa fé é vã. Então é esse mistério que faz com que a nossa fé tenha sentido”, explicou.

O Tríduo Pascal são os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa: a Quinta-feira Santa, que relembra a Última Ceia e o momento em que Jesus lavou os pés de seus discípulos. A Sexta-Feira Santa, que faz memória à Morte de Jesus. E o Sábado Santo, momento em que é celebrada a Vigília Pascal, onde os fiéis se unem em oração na esperança da Ressurreição do Senhor.

No Domingo de Páscoa, os católicos celebram o momento que representa a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Na Arquidiocese de Teresina, os fiéis sairão em carreatas levando a imagem do Cristo Ressuscitado pelos quatro cantos da cidade durante o “Teresina! Ressuscita com Cristo”, evento que já é marca no calendário de grandes eventos religiosos do Piauí.

Embora a flexibilização dos protocolos de enfrentamento a pandemia permita a ocupação total dos templos e a liberação do uso de máscaras, a Arquidiocese orienta que os fiéis façam o uso do item de proteção facial e álcool em gel ao participarem das celebrações. A Igreja orienta ainda que os fiéis procurem sua paróquia, diaconia ou área pastoral e participem desse importante momento de celebração da fé.

Confira a programação do Tríduo Pascal e do Domingo de Páscoa na Catedral de Teresina - Celebrações presididas por Dom Jacinto Brito

  • Quinta-Feira Santa – 14.04.22

18h – Lava-Pés e Missa da Ceia do Senhor

Sexta-Feira Santa – 15.04.22

15h – Celebração da Paixão do Senhor, seguida de Procissão do Senhor Morto saindo da Catedral de Teresina em direção a Igreja de São Benedito.

  • Sábado Santo – 16.04.22

21h – Solene Vigília Pascal

  • Domingo – 17.04.22

15h - Teresina! Ressuscita com Cristo - Carreatas com a imagem de Cristo Ressuscitado saindo de quatro foranias: Norte (Igreja Matriz da Área Pastoral São José, no Bairro Jacinta Andrade), Leste (Igreja Matriz da Diaconia Santa Rita de Cássia, no Vale do Gavião), Sul (Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, no Bairro Porto Alegre) e Sudeste (Igreja Matriz da Paróquia Cristo Libertador, no Bairro Renascença II)

18h – Santa Missa Solene da Páscoa da Ressurreição do Senhor e Festa do Teresina! Ressuscita com Cristo”

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais