Cidadeverde.com

Caso Will Smith: entenda as reações humanas em situações de rejeição

Imprimir

Foto: Reprodução/Internet



Como age o ser humano em uma situação de rejeição? Especialistas dizem que é difícil responder tal questionamento de forma generalizada, já que cada pessoa pode se sentir de uma maneira distinta diante de um fato.

Depois de agredir o ator Chris Rock no Oscar deste ano, o também ator Will Smith foi internado em uma clínica de reabilitação para lidar com o estresse causado pela situação e um possível quadro de rejeição. O ator americano era a estrela da noite da Academia quando bateu no comediante depois que ele fez uma piada sobre o cabelo raspado de sua esposa, Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia.

Segundo o psicólogo André Barbosa, existem determinadas pessoas que, quando sofrem algum tipo de rejeição, lidam de forma mais tranquila, outras não.

“Uma rejeição de um concurso público, por exemplo. Existem pessoas que lidam bem com essa rejeição e entendem que a rejeição faz sentido. Exemplo: uma pessoa que não estudou tanto, que sabe que não estava bem preparado. A partir disso, a pessoa pode elaborar melhor a atividade e usar isso como um trampolim para melhorar a vida dela”, contou.

O especialista explica o que é a rejeição. “Ela pode ser é uma desclassificação, ela pode ser muitas coisas, muitos acontecimentos e até ter muitos fatores relacionados. Um término de um namoro, uma demissão… No fundo, ninguém gosta de sofrer uma rejeição. É algo que ninguém escolhe passar”, pontuou.

No entanto, o psicólogo diz que existe um processo que pode ajudar em situações de rejeição: a ressignificação.

“Quando a gente começa a elaborar e ressignificar essas rejeições, a gente começa perceber que determinadas situações foram necessárias para nossa evolução e para o nosso bem”, disse André.

Barbosa também ponderou que o ator Will Smith pode não ter tido dimensão imediata dos fatos, devido à situação de estresse que passou. “Toda emoção é temporária. A emoção deve ter subido demais na cabeça dele, e quando a emoção vai embora fica somente a razão. Nesse momento ele pode ter entendido o que aconteceu”, disse.


Quando a rejeição vira um transtorno

Existe um transtorno chamado de transtorno de personalidade Borderline, que, entre os sintomas mais notórios, está o sentimento de rejeição.

“Algumas pessoas conseguem passar com rejeição, outras não. Especificamente as pessoas que sofrem esse transtorno têm muita dificuldade de controlarem uma emoção. Então, são pacientes que ficam eternamente com pensamento que chamamos de persecutórios: de que estão sempre sendo julgados, rejeitados e abandonados”, finalizou o especialista.


 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais