Cidadeverde.com

Regina Sousa faz 1ª reunião com secretariado e anuncia novo coordenador do PRO-Piauí

Imprimir

Fotos: Renato Andrade

A governadora Regina Sousa (PT) reiniu, na tarde desta quarta-feira (20), a portas fechadas, todo o secretariado para definir as prioridades e planejando ações para os próximos nove meses. No primeiro encontro com a equipe, a governadora anunciou que o secretário Estadual de Fazenda, Antônio Luiz será o coordenador do PRO-Piauí, maior programa de investimento do governo do estado orçado em cerca de R$ 6 bilhões.

“Ele (Antônio Luiz) é quem vai tratar dos impostos, então é quem sabe o que pode fazer ou não”, explicou Regina Sousa à sua equipe.

A reunião acontece no auditório da Secretaria de Assistência Social (Sasc), na zona Norte de Teresina.

Na ocasião a governadora também abordou outras questões, como a situação orçamentária no ano eleitoral. “Como fomos no ano passado e como estamos agora? A gente sabe as limitações que temos esse ano, então precisamos ver o que ainda é possível fazer é até quando podemos fazer”, disse.

Outra preocupação salientada aos secretários foi com a execução orçamentária no ano eleitoral. Regina Sousa cobrou atenção aos gestores quanto as proibições previstas em lei relacionadas aos gastos públicos neste período.

“É um cuidado que tem que ter, porque é um ano eleitoral. Tem vários cuidados que tem que se ter na execução orçamentária, algumas questões administrativas, principalmente das vedações aos gestores públicos no período de eleição. Para as pessoas não cometerem erros banais que às vezes, por distração, cometem nesse período", explicou a governadora.

Apesar disso, a prioridade para os próximos meses é otimizar o orçamento para dar continuidade as ações previstas no orçamento, como a conclusão de obras iniciadas mas que ainda não foram entregues à população piauiense.

"Muita gente às vezes quer suplementar tendo orçamento. A recomendação é que primeiro faça aquilo que tem planejado para depois pensar em alguma coisa que não tenha no planejamento. A prioridade é terminar as obras em andamento. As obras autorizadas e as que começaram, é prioridade terminar", enfatizou Regina Sousa. 

Por fim, a petista enfatizou que também participará da campanha eleitoral deste ano, porém, conciliando a militância com sua agenda administrativa, sem que uma interfira na outra. "Todo mundo que é político e que não é faz campanha, agora nos dias certos e nas horas certas, sem comprometer o período de governar. Tem comício à noite, no fim de semana, então tem tempo", pontuou.

Antes da reunião

Regina Sousa tinha adiantado que quer debater com os secretários sobre a situação sanitária do estado e o orçamento que está sendo utilizado em ações deste ano. 

“É a primeira reunião e optei por fazer primeiro reuniões por bancadas, da saúde, da educação para conhecer os dirigentes e superintendentes e para conhecer os problemas. Agora, vou conhecer bem os secretários, pois temos novos, para estabelecermos os cuidados do período que estamos vivendo, a questão execução sanitária e o orçamento que estamos executando para saber onde estamos pisando”, disse. 

A governadora disse também que vai trabalhar metas e destacou uma delas: a implementação de uma rede de atendimento para a saúde mental no estado. 

“A saúde mental tenho como prioridade, estamos fazendo o trabalho de ter uma mini rede de saúde mental, construindo leitos em hospitais regionais, residência médica, o 0800 que já instalamos para atendimento. Vamos instalar essa rede de atendimento em saúde mental que para mim é prioridade na questão da saúde”, destacou. 

Desde que assumiu o cargo de governadora do Piauí, no dia 31 de março, Regina Sousa tem realizado uma série de reuniões individuais com representantes de setores que fazem parte da administração estadual para conhecer mais sobre a estrutura da administração estadual.

Breno Moreno e Paula Sampaio
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais