Cidadeverde.com
Geral

Pulverizadores agrícolas: entenda os tipos, as funções e veja como fazer a escolha certa na hora de comprar

Imprimir

Foto: Agrofy

A produtividade no campo pode ser medida através de alguns fatores, como, por exemplo, nível de proteção contra pragas, insetos e doenças e o quanto tem disponível de nutrientes para as plantas. Para que os produtos usados pelo produtor agrícola sejam aplicados de forma correta e garantam o maior resultado possível para a lavoura, é importante fazer uso de um pulverizador de qualidade. 

Para início de conversa, a pulverização se trata de uma técnica já conhecida pela grande maioria dos produtores. Esse é um assunto um tanto quanto complexo e extremamente relevante. Veja a seguir as principais funções e entenda melhor sobre os tipos de pulverizadores agrícolas que estão à disposição no mercado. 

Funções de um pulverizador agrícola 

A palavra pulverizar nada mais é do que distribuir uma substância no estado líquido em pequenas partículas. Quando se fala em agricultura, a pulverização é uma técnica utilizada para fazer a distribuição de alguns produtos agroquímicos, assim como fertilizantes de modo geral e nutrientes também. Ela pode ser realizada de duas formas diferentes: por terra ou por vias aéreas, sendo que a última é a mais comum entre as terras de grande extensão. 

Eles também são utilizados para garantir que o produto que será aplicado seja distribuído na quantidade certa e nos locais necessários. Fora isso, outro fato importante a ser ressaltado é que os produtos costumam ser comprados na forma concentrada, ou seja, eles precisam ser diluídos em água. A função do pulverizador é justamente distribuir essa solução - chamada de calda -  por toda a lavoura. 

Tipos de pulverizadores agrícolas 

As classificações desses tipos de máquinas agrícolas são sobre a configuração do equipamento e o tipo de maquinário que deve ser usado para movimentá-lo. 

Costal 

Em geral, é composto por um reservatório que contém alças para que possa ser carregado nas costas pelo operador, como uma espécie de mochila. Pode ter o acionamento na forma manual, elétrico ou então a combustível. Por ser necessário uma pessoa para operá-lo, é inviável o uso em grandes extensões de terra. 

Pistola 

Neste caso, as pistolas de pulverização funcionam à base de ar comprimido e podem ter acionamento tanto manual quanto elétrico. O acionamento manual é indicado para pequenas terras. 

De barra

Esse modelo de pulverizador agrícola se trata de uma barra com diversas pontas de pulverização, em geral, são montadas como acessórios em tratores. A partir disso, é possível cobrir grandes áreas em um intervalo de tempo menor. 

Atomizadores 

Nestes pulverizadores, o produto é distribuído na plantação através da força de uma corrente de ar de grande velocidade. Dessa forma, o produto pode atingir longas distâncias. Ele é mais usado em culturas classificadas como perenes, como, por exemplo, café e laranja. 

Como fazer a escolha certa

No momento da compra, avalie os seguintes fatores: tipo de cultura, isso porque ela determinará o tipo de pulverizador a ser utilizado; área a ser pulverizada, assim, você saberá o tipo de máquina que deverá ser usada e a capacidade também; tenha fornecedores de confiança.  

 

 

 

 

Da Redação
[email protected] 

 

 

 

 

Imprimir