Cidadeverde.com

"Doença altamente contagiosa”, alerta presidente da FMS sobre o sarampo

Imprimir

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, fez um alerta aos pais sobre a importância da vacinação contra o sarampo. Nos últimos dois anos, por causa da pandemia, a cobertura vacinal para a doença registrou queda em Teresina, o que preocupa as autoridades de saúde. 

Atualmente, Teresina conta com um percentual de 45%, bem abaixo do percentual de 95%, considerado ideal pela FMS. 

No Piauí, em 2022, dois casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde. 

"Esses dois últimos anos, devido a pandemia, muitas informações de que as pessoas não deveriam sair de casa, afastou as pessoas das salas de vacina. Todo mundo passou a pensar somente em covid e essas outras doenças ficaram em segundo e terceiro plano.  Agora, precisamos recuperar isso muito rapidamente. Essas doenças passaram esses dois anos sem cobertura vacinal e, agora, estão se expandindo com força total”, alertou o presidente da FMS. 

Gilberto Albuquerque destaca ainda que o sarampo, em casos mais graves, pode resultar na morte ou em complicações sérias, principalmente de crianças. 

"É altamente contagiosa, pode levar à  morte, pode deixar sequelas. É uma doença que a gente já sabe como evitar de muitos anos. A vacinação é a forma mais segura de se fazer isso"

Dia D

Neste sábado (30), a FMS vai realizar um Dia D para a vacinação em 30 Unidades Básicas de Saúde que vão atender crianças de 6 meses a 5 anos de idade, no horário de 8h às 17h, acompanhado do responsável e documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais