Cidadeverde.com

UFPI anuncia protocolo para o retorno das aulas presenciais em junho

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadverde.com

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta sexta-feira (29), o retorno das atividades acadêmicas presenciais no próximo dia 20 de junho. Para isso, a instituição de ensino apresentou a proposta de resolução com as regras que irão nortear a volta dos alunos dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação.

Para a volta das aulas e atividades presenciais, a proposta prevê a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19 completo, inclusive com a dose de reforço. Em casos considerados excepcionais, será necessário o comprovante de testagem negativa para a doença, realizado em até 72 horas anteriores ao início das aulas e atividades. 

Em fevereiro, quando foi iniciado o retorno gradual das atividades presenciais, a UFPI chegou a anuciar a não exigência do chamado "passaporte da vacina" mas acabou voltando atrás após a repercussão negativa de entidades estudantis e docentes.

Além da imunização de alunos e servidores, a minuta prevê que os docentes devem ofertar 80% disciplinas em formato presencial. Apenas em casos excepcionais as aulas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. O texto está aberto a sugestões da comunidade acadêmica até o dia 04 de maio. 

As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).

“Estamos mantendo o diálogo com a comunidade para construirmos juntos esse aguardado retorno às atividades presenciais. As condições para a retomada nunca estiveram tão favoráveis como agora. Seguiremos trabalhando para avançar com segurança”, afirmou o professor Gildásio Guedes, reitor da UFPI.

O retorno presencial leva em consideração a redução dos índices da Covid-19 no Piauí e o avanço da cobertura vacinal nas cidades onde existem campi da UFPI. Segundo a professora Ana Beatriz Gomes, pró-reitora de Graduação, a minuta da resolução atende ao anseio da comunidade acadêmica, com cautela e responsabilidade. 

"Haverá um plano de retorno, com toda a segurança, para orientações mais específicas das rotinas administrativas; e temos essa resolução de retorno à presencialidade das atividades acadêmicas. Vamos suprir ao máximo esse déficit que aconteceu nesses dois anos de atividades remotas e híbridas”,concluiu a docente.

 

 

Breno Moreno (Com informações da UFPI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais