Cidadeverde.com

Rio Marataoan se aproxima da cota de inundação no município de Barras, diz CPRM

Imprimir

Foto: Prefeitura de Barras

O rio Marataoan em Barras, a 128 km de Teresina, atingiu neste sábado 4,02 m, e está próximo da cota de inundação, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) .

O rio na região está em alerta e está distante apenas 18 cm da cota de inundação. Segundo o CPRM, essa situação deve se manter na região devido as chuvas que estão ocorrendo no Norte do Estado.

“Como os rios na região Norte ainda elevados e as previsões são de precipitações ainda nessa região, e as bacias dos rios Marataoan e Longá não serem tão grandes, a possibilidade de termos precipitações com impactos significativos na variação rápida do nível desses rios é ainda possível com as previsões que são feitas pelos órgãos meteorológicos para o horizonte de 15 dias”, informou o CPRM.

Já o rio Longá no município de Esperantina, também permanece na cota de alerta, com 6,86 m. A cota de inundação da região é de 7,40 m.

“Na região Norte os rios encontram-se elevados, ainda, por conta das chuvas que tem caído nessa região, o que tem proporcionado rios em cota de alerta e atenção como é o caso do rio Marataoan em Barras e o Longá em Esperantina, em cota de alerta, e o rio Parnaíba em Luzilândia em cota de atenção”, destacou o CPRM.

De acordo o órgão, em relação às chuvas, até o dia 5 de maio, devem ocorrer precipitações na região Norte e Centro-Norte com média de 13,1 mm, enquanto no Sul não estão previstas chuvas.

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais