Cidadeverde.com

Teresinenses enfrentam longas filas no penúltimo dia para regularizar título eleitoral

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Eleitores formam uma grande fila desde o início da manhã desta terça-feira (03) no Fórum Eleitoral de Teresina, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul de Teresina.

Hoje é o penúltimo dia para regularização, transferência e emissão do título de eleitor. O procedimento também pode ser feito de forma online, através dos canais da Justiça Eleitoral, mas muitos eleitores também se concentram nos pontos onde o atendimento acontece de forma presencial. 

Quem se dirigiu na manhã de hoje ao Fórum Eleitoral reclama da demora do atendimento e falta de prioridade para idosos e pessoas com doenças crônicas.

Ao Cidadeverde.com, a doméstica Cristina Helena contou que veio acompanhar seu filho para tirar o título pela primeira vez. Ele completou 18 anos e é obrigado a votar pela lei. Na fila desde 7h da manhã, a mãe conta que é diabética e não conseguiu atendimento prioritário.

“Eu vim acompanhar o meu filho, que veio tirar o título de eleitor pela primeira vez, eu sou diabética, pedi para me deixar entrar, cheguei aqui muito cedo, eles não deixaram eu entrar, disseram que eu tinha que fazer um cadastro, mas eu não sabia desse cadastro, então vim ficar na fila e não sei nem se vou conseguir”, desabafa.

Filomeno Soares, tem 64 anos e é policial militar aposentado. Ele explica que já se dirigiu a outros prédios do Tribunal Regional Eleitoral próximos da sua casa, mas fui direcionado até à zona Sul e acredita que não vai dá tempo resolver sua situação hoje.

“Eu vou ter que enfrentar fila, vim regularizar o titulo e as autoridades tinham que tomar outra atitude para ter agilidade no procedimento, usar outros postos do TRE. Eu moro na zona Leste, já fui no Centro, na fui na Ladeira do Uruguai, nada e me enviaram para cá e até 13h não vai dá tempo, entrando de 5 em 5 pessoas”, conta.   

No Fórum Eleitoral, o atendimento ao público funciona até 13h. Com a fila aumentando cada vez mais, a população reclama sobre o horário de funcionamento do local.

“Está muito lento, era para ser mais rápido, tem muita gente e é muito curto esse horário, até 13h, para o tanto de gente que tem na fila, acho que não vai dá para todo mundo ser atendido”, acrescenta o tapeceiro Jardânio Oliveira.

Além disso, eleitores também relatam que não conseguem resolver sua situação através do aplicativo E-Título, disponibilizado pelo TRE. A comerciante Dalva Belmira Guimarães conta que já tenta há vários dias pelo aplicativo e acredita que vai terminar desistindo de tentar regularizar sua situação.

“Eu tenho que fazer a biometria, pagar a multa da última eleição que eu não votei, eu estou querendo votar, e com essa dificuldade eu vou terminar desistindo porque eu tenho que trabalhar e já estou com vários dias tentado pelo E-Título e nada. Com o tamanho dessa fila vai ser muito difícil ser atendido hoje porque tem muita gente”, diz a comerciante.

Segundo o TRE, termina nessa quarta-feira (4) o prazo para os eleitores brasileiros regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Após a data, quem estiver com pendências não poderá votar nas eleições do próximo mês de outubro. 

Os procedimentos podem ser feitos de forma presencial, nos cartórios eleitorais, mas a recomendação é que os eleitores busquem o canal online, para agilizar o processo e evitar aglomerações. 

O atendimento online da Justiça Eleitoral pode ser feito em qualquer horário, através de plataforma disponível no site do TRE-PI. O prazo final do atendimento online encerra às 23h59 da quarta-feira, 04 de maio.  

Em Teresina, os eleitores podem se dirigir para três pontos físicos de atendimento, entre 7h e 13h:

  • Fórum Eleitoral da Capital - bairro Ilhotas;
  • Espaço Cidadania Shopping Rio Poty;
  • Espaço Cidadania Shopping Auto Mall;

 

 

Flash Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais