Cidadeverde.com

Sesapi libera 4ª dose contra covid para pessoas acima de 18 anos e muda intervalo

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou, nesta quinta-feira (5), a liberação da  4ª dose contra a Covid-19 para o público geral com idades acima de 18 anos. A decisão foi comunicada após reunião da pasta com integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). 

Pouco mais de 65% da população do estado já recebeu a terceira dose e agora devem receber mais um reforço. Para Neris Júnior, secretário de saúde, a iniciativa é fundamental para ampliar a imunidade da população. “Se você tomou a sua dose de reforço há mais de quatro meses, procure um posto de saúde e tome a sua  2ª dose de reforço”, declarou o gestor.

Antes do anúncio, a 4ª dose da vacina já estava disponível apenas para os profissionais da saúde e a população acima de 60 anos. A estimativa é que quase 19% dos piauienses aptos já tenham recebido a aplicação do segundo reforço contra a Covid. Ainda assim,  mais de 591 pessoas estão com seus esquemas vacinais atrasados em relação à 3ª dose.

Além da liberação da segunda dose de reforço para o público geral, a Sesapi anunciou a redução do intervalo da vacina pediátrica da Pfizer, usado em crianças acima dos 05 anos de idade, para 21 dias. A Coordenação de Imunização da Sesapi vai encaminhar uma nota técnica aos municípios com as novas orientações. 

“Com esta redução vamos está protegendo nosso público infantil com mais celeridade, uma vez que temos vacinas disponíveis. O intervalo anterior maior só foi estabelecido devido a insuficiência dos imunizantes”, explica Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde de municípios da Sesapi.

Breno Moreno (Com informações da Sesapi)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais