Cidadeverde.com
Política

Washington Bonfim se filia ao PSB e ajudará na elaboração do plano de governo de Rafael Fonteles

Imprimir
  • 11.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 10.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 1.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com

O professor e cientista político, Washington Bonfim, oficializou a filiação ao PSB em um ato com a presença do pré-candidato Rafael Fonteles (PT) na manhã desta segunda-feira (09). Ele deixou o Cidadania, partido pelo qual chegou a também ser pré-candidato ao governo do estado. 

No PSB, Washington Bonfim vai englobar algumas das ideias que elaborou para o projeto de candidatura ao plano de governo de Rafael Fonteles. 

Entre os motivos pelos quais decidiu deixar o Cidadania está o impasse com o pré-candidato da oposição Silvio Mendes (União Brasil). O Cidadania fez uma federação com o PSDB e o presidente nacional dos tucano declarou apoio para o ex-prefeito de Teresina no Piauí. 

Já ao falar sobre a ida para o PSB, Washington Bonfim fez críticas ao projeto político do grupo que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ele, migrar para o PSB é um ato de demonstração de que está ao lado da democracia.  

“Acima de qualquer divergência que posso ter tido com o campo liderado com o PT, o que se está disputando é o futuro da democracia, então, estou dizendo claramente o lado com o qual estou, que é o lado da democracia, é o lado do qual estou. Tem questões importantes da saúde e educação que serão absorvidas que estava propondo enquanto pré-candidato”, argumentou. 

“Cortei diálogo”, diz Bonfim sobre tucanos 

Washington Bonfim revelou também que houve uma tentativa do grupo tucano dialogar com ele. Ainda segundo o professor, após esse contato, ele teria sofrido ataques de pessoas ligadas à Silvio Mendes. 

“Houve uma tentativa e no dia seguinte houve um fato lamentável de denegrir a minha imagem e eu reagi cortando diálogo. Foi o único movimento que teve”, relatou. 

“O que importa são as convergências” 

O pré-candidato Rafael Fonteles, que recebe o apoio de Washington Bonfim, confirmou que o cientista político fará parte de uma comissão indicado pelo PSB para ajudar na elaboração de propostas do plano de governo. Rafael Fonteles também relembrou que os dois tem divergências, mas destacou que neste momento o que importa são as convergências. 

“São dois projetos totalmente distintos que vão disputar a preferência do eleitor e no Piauí não é diferente, um projeto ligado ao atual presidente da República, que é grupo ligado ao senador Ciro Nogueira e o outro ligado ao Lula, a Wellington Dias e a governador Regina. Naturalmente, o professor Washington é anti a esse projeto Bolsonarista e tentou viabilizar esse projeto, mas nacionalmente impediram ele de ter esse sonho, seria uma grande candidatura e decidiu marchar conosco. Temos divergências, mas o que importa agora são a convergências”, destacou. 

A solenidade de filiação ocorreu na sede do PSB e contou também com a presença do ex-governador Wilson Martins (PT).

 

Flash Paula Sampaio
[email protected] 

Imprimir