Cidadeverde.com

FMS divulga calendário de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo; confira

Imprimir


Foto: Arquivo/Cidadeverde.com




A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou o calendário de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo. As campanhas são realizadas simultaneamente pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (14), segundo a FMS, três postos drive thru estarão abertos para vacinação contra a Covid-19.

Serão aplicadas 1ª e 2ª dose (para pessoas de 12 anos e mais), 3ª dose (1º reforço) para pessoas acima de 18 anos, além da 4ª dose (2º reforço) para pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da saúde. A vacinação acontece das 9h às 17h nos terminais do Parque Piauí, Itararé e Buenos Aires.

Já na próxima semana, a imunização terá redução gradativa da idade com direito à 4ª dose da vacina contra a Covid-19 nos seguintes locais: CEU Norte e os terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Itararé, Livramento, Buenos Aires e Bela Vista.

Além dos grupos prioritários para 1ª, 2ª e 3ª dose, a partir de segunda-feira (16), passam a ter direito à 4ª dose a população em geral de 30 anos e mais. Por fim, na quinta-feira (19), a idade será ampliada para 18 anos e mais.


Vacinação infantil (Covid-19)

A vacinação infantil contra a Covid-19 continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para todas crianças de 5 a 11 anos que precisam tomar a 1ª ou 2ª dose, sem necessidade de agendamento.

Locais de aplicação: Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti.


Vacinação infantil (Gripe e Sarampo)

As demais UBS receberão os grupos prioritários da vacina da gripe: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.

Nesses mesmos locais, está sendo feita a vacina contra o sarampo, que é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (independentemente da situação vacinal) e trabalhadores da saúde (neste caso, em caráter de atualização da caderneta).


O que levar

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina.

Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

 

Programação - Vacinas Covid-19, gripe e sarampo:
 

Drive Thru - Covid-19

- SÁBADO (14/05)

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Itararé, Terminal Buenos Aires

- 1ª dose - 12 anos e mais

- 2ª dose - 12 anos e mais

- 3ª dose (1º Reforço) - 18 anos e mais

- 4ª dose (2º Reforço) - 40 anos e mais, trabalhadores da saúde


- SEGUNDA (16/05) E QUARTA (18/05)
 
Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, CEU Norte, Terminal Itararé, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista

- 1ª dose - 12 anos e mais

- 2ª dose - 12 anos e mais

- 3ª dose (1º Reforço) - 18 anos e mais

- 4ª dose (2º Reforço) - 30 anos e mais, trabalhadores da saúde


- QUINTA (19/05) E SEXTA-FEIRA (20/05)

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, CEU Norte, Terminal Itararé, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, Terminal Bela Vista

- 1ª dose - 12 anos e mais

- 2ª dose - 12 anos e mais

- 3ª dose (1º Reforço) - 18 anos e mais

- 4ª dose (2º Reforço) - 18 anos e mais, trabalhadores da saúde

 

UBS - Covid-19

SEGUNDA (16/05) E SEXTA-FEIRA (20)

Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

- 1ª e 2ª dose - Crianças de 5 a 11 anos (livre demanda)

 
Demais UBS – Gripe e sarampo

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) (gripe e sarampo)

- Trabalhador da Saúde (gripe e atualização de sarampo se necessário)

- Gestantes (apenas gripe)

- Puérperas (apenas gripe)

- Professores (apenas gripe)

- Idosos (60 anos e mais) (apenas gripe)

- Pessoas com deficiência permanente (apenas gripe)

- Caminhoneiros (apenas gripe)

 


Jaqueliny Siqueira com informações da FMS
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais