Cidadeverde.com

Psoríase: saiba como o estresse pode afetar a pele e desencadear crises

Imprimir

Foto: Freepik


 

A psoríase é uma doença de caráter crônico, inflamatório e que afeta a pele por toda a vida. Segundo a dermatologista Clessya Rocha, ela é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Além disso, algumas atitudes podem contribuir para o aparecimento ou agravar a doença. Pesquisas mostram que os sinais dela podem surgir por conta de uma resposta emocional a emoções fortes, como o estresse e ansiedade.

“Nós temos alguns gatilhos desencadeadores como o tabagismo. O álcool e o estresse também estão associados ao fator de piora, mas não só eles, é necessário ficar alerta a todo o estilo de vida do paciente”, explicou a especialista.

Ainda de acordo com Clessya, “pacientes com sobrepeso e obesidade, podem ter uma doença agravada pois essas células produzem interleucinas inflamatórias que são substâncias que vão piorar essas lesões”, contou.


Tratamento

A dermatologista pontua também que quando se fala sobre a psoríase, não se foca somente em tratar as lesões com cremes e pomadas, mas o paciente como um todo.

“Precisamos orientar o nosso paciente a ter um estilo de vida anti-inflamatório. Isso significa que ele deve cuidar do sono para que ele tenha uma boa qualidade de sono, a alimentação. Por isso, é necessário informá-lo que ele tem que evitar os alimentos inflamatórios e investir numa dieta anti-inflamatória, com vegetais, verduras, alimentos cozidos por exemplo. Esse é um ponto muito  importante pois pacientes com psoríase têm um risco aumentado de doença arterial coronariana", esclarece a especialista.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais