Cidadeverde.com

Desmistificando a micose: manchas brancas e ondulações nas unhas pode ser micose?

Imprimir


Foto: Freepik



Quem nunca teve uma manchinha branca na unha e não soube o motivo pelo qual ela apareceu? Ou ainda sentiu que as unhas estavam mais onduladas? Essas características são muito comuns e podem ser sinais de micose, resquícios de esmalte ou até contaminação pelo fungo candida.

A leuconiquia, nome dado a essas manchas brancas na superfície das unhas, pode indicar o início de uma micose ou o envelhecimento do esmalte. Segundo a dermatologista Dra. Luisa Agrizzi De Angeli, "a leuconiquia também pode ser sinal de deficiência alimentar ou algum trauma, como batidas e empurrar a cutícula com força raspando a superfície da unha".

Já as ondulações, de acordo com a médica, podem ser causadas por uma deficiência nutricional, psoríase, traumas e até micose, que pode deixar as unhas deformadas, amareladas, esbranquiçadas, ocas, quebradiças ou descamativas, podendo inclusive causar dor na região.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa alteração de formato da unha, provocando ondulação, também pode ser sinal de contaminação pelo fungo candida, que além de causar essa deformação, também pode provocar inflamação, vermelhidão, perda de cutícula e alteração de cor.

Para identificar qual é a causa desses sintomas, é importante consultar um dermatologista.

 

Da Redação com informações do Estadão Conteúdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais