Cidadeverde.com

Secretários municipais debatem ações para descentralização da saúde no Piauí

Imprimir
  • 5.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com
  • 1.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com

Secretários municipais dos 224 municípios do Piauí estão reunidos no Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí e o processo de descentralização da saúde no Estado. 

O evento, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), acontece no Hotel Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina. 

Segundo a presidente do Cosems-PI e secretária municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, o Conselho tem observado algumas fragilidades dentro de algumas regiões de saúde no que diz respeito ao acesso do usuário, a questão hospitalar, como o acesso e deslocamento desses locais mais distantes da capital. 

“O objetivo hoje é descentralizar cada vez mais as ações e os serviços para as 11 regiões de saúde para que não tenhamos o serviço todo centralizado em Teresina. Queremos descentralizar cada vez mais o serviço da saúde no Piaui", pontuou Auridene Moreira. 

O secretário Estadual de Saúde, Antonio Neris, afirmou que o seminário é importante para discutir novas formas de entrada da população no sistema de saúde pública no Piauí. 

"Passamos por um momento de pandemia onde o SUS foi totalmente testado. Nós somos um dos estados que serviu de exemplo. Nossas ações de saúde serviram de inspiração para outros estados”, destacou Antonio Neris. 

Durante o seminário, será realizada a 7ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS, que consiste na exposição de experiências exitosas relativas à saúde pública nos municípios piauienses. De acordo com Amanda Pinheiro, Coordenadora da Mostra, o evento é uma possibilidade dos profissionais de saúde mostrarem as ações realizadas para oferecer um melhor atendimento aos usuários do SUS.

O Seminário Estadual Estratégias de Fortalecimento do SUS/Piauí em 2022 é uma oportunidade para gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde avaliarem, aprofundarem seus conhecimentos e traçarem metas referentes à Atenção Básica e à Média e Alta Complexidades dos serviços de saúde realizados nos municípios piauienses.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais