Cidadeverde.com

Gripe suína já chega ao nível pré-pandêmico, diz OMS

Imprimir

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta quarta-feira (29) que o nível de pandemia mundial para o surto de gripe suína atingiu nível 5, em uma escala de 1 a 6, indicando que existe ameaça iminente de pandemia global.

"Com base nas informações atuais e em análises de especialistas, eu decidi elevar o nível de alerta da pandemia de influenza da atual fase 4 para a fase 5", anunciou Margaret Chan, diretora-geral da OMS, adiantando que "a situação deve ser levada muito a sério".

Ao mesmo tempo em que a diretora da OMS anunciava a decisão, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concedia em Brasília uma coletiva de imprensa, na qual explicou que as medidas recomendadas pelo órgão internacionais "já estão sendo tomadas no Brasil desde sábado".

"Agora o que vamos fazer é aguardar que surjam recomendações adicionais da OMS em relação a essa situação", acrescentou o ministro.

Nesta quarta-feira, Alemanha e Áustria confirmaram seus primeiros casos de gripe suína, aumentando para 11 o número de países com casos confirmados da doença: México (26), Estados Unidos (91), Canadá (13), Espanha (10), Reino Unido (5), Alemanha (3), Nova Zelândia (14), Israel (2), Escócia (2), Costa Rica (2) e Áustria (1). No Brasil, o último relatório do Ministério da Saúde indica que 20 pessoas com sintomas da doença estão sendo monitoradas.

O nível 4 de pandemia indica que a doença está se espalhando de ser humano para ser humano. Aumentar o índice para nível 5 significa que a doença tem dois focos, em ao menos dois países, indicando pandemia iminente.

Esse estágio pode ser atingido depois que a Espanha detectou o primeiro caso de pessoa infectada que não esteve no México recentemente, mas teve contato com alguém que visitou o país.

Primeira morte nos EUA

Nesta quarta-feira, autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram que um bebê mexicano de 23 meses morreu no Texas vítima de gripe suína, o que configura a primeira morte causada pela doença fora do México.

Kathy Barton, porta-voz do departamento de Saúde de Houston, afirmou que a criança havia viajado para a cidade para fazer tratamentos médicos.

"Infelizmente, esta manhã eu confirmo que nós tivemos a primeira morte de uma criança pelo vírus de gripe H1N1", anunciou Richard Besser, do Centro de Controle Sanitário dos Estados Unidos.

"Do modo como vemos, devemos encontrar mais casos", acrescentou Besser. "Eu acredito que nós vamos continuar tendo mais mortes."

Níveis de alerta de epidemia

1 Vírus de gripe circulam entre animais, especialmente aves. Nenhum vírus de animais infectou humanos
2 Um vírus de animais infectou pessoas. Existe potencial ameaça pandêmica
3 Casos esporádicos ou pequenos focos de doença em humanos, sem capacidade para transmissão entre humanos
4 Transmissão entre pessoas, capaz de causar surtos em nível comunitário. Há aumento significativo no risco de pandemia
5 Transmissão entre pessoas são confirmadas em ao menos dois países de uma região da OMS. Pandemia iminente
6 Epidemia global em andamento

México

O México, onde se suspeita que a doença tenha surgido, anunciou nesta quarta-feira que, com o resultado dos exames laboratoriais, foram registrados no país 49 casos de gripe suína, onde estão confirmadas sete pessoas mortas em função da doença. O último balanço do governo mexicano também indica que outras 152 mortes no país podem ter sido causadas pelo H1N1.

O comunicado do Ministério da Saúde do México diz que "os resultados dos exames recebidos dos laboratórios detectaram 23 casos positivos de gripe suína". "Com isso, e de acordo com os dados obtidos até o momento, o total de pessoas contagiadas soma 49 e, dentre estes, o número de mortes se mantém em sete", acrescenta o boletim.

No Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que uma mulher de 34 anos foi internada na noite desta terça-feira (28) no Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, com sintomas de gripe suína.

Ela está na ala de isolamento respiratório, onde mais três pessoas estão internadas. O hospital é o único no Estado a ter essa estrutura de isolamento total de pacientes.

Segundo o órgão, a paciente retornou de Nova York (EUA) no dia 26 deste mês, e havia apresentado os sintomas ainda no território norte-americano.

Como os sintomas permaneceram após sua chegada ao Brasil, ela procurou atendimento no Hospital das Clínicas, onde chegou trazida por ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

De acordo com a secretaria, ela apresentava febre alta ao chegar à unidade hospitalar e se queixou de dor de cabeça e dores musculares.

Boletim emitido nesta quarta-feira (29) pelo hospital informa que a mulher passou a não mais apresentar quadro febril. A equipe médica colheu o material biológico dela pela manhã de hoje e o enviou à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.

Gripe suína deve chegar ao país; sistema de saúde está preparado, diz infectologista

OMS diz que fechar fronteiras é ineficaz

Ministério da Saúde vai distribuir kits aos Estados contra gripe suína
A expectativa é que na tarde de hoje a Secretaria de Estado de Saúde receba os resultados dos exames que estão sendo feitos na Fiocruz de três pacientes que estão internados na unidade hospitalar desde a última segunda-feira. Segundo a assessoria do órgão, o secretário de Estado de Saúde deverá divulgá-los.

A mulher internada na noite de ontem em Minas Gerais não faz parte da lista de casos monitorados pelo Ministério da Saúde. Divulgada na tarde de ontem (28), a lista tem 20 casos: três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina. Um novo balanço pode ser divulgado na tarde desta quarta-feira (29), durante coletiva do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Brasília.

Hoje, mais cinco casos sob observação foram registrados pelas secretarias de Saúde de Goiás, São Paulo e do Espírito Santo.

Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: