Cidadeverde.com

PI tem escolas acima da média do ENEM

Imprimir
O Piauí atingiu a média de 45,85 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No resultado divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura, a média dos alunos que estudaram somente em escolas particulares chegou a 51,22 na prova objetiva e 58,89 na média geral.
 

Os estudantes de escolas públicas do Estado tiveram a média 31,58 na objetiva e 43,18 na média Geral. Para o secretário da Educação, Antonio José Medeiros, um dos fatores que contribui para essas diferenças é o acompanhamento da família, pois na escola particular há mais cobranças dos pais sobre os filhos.

Na avaliação do Enem, as escolas do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Cláudio Ferreira, em Teresina, obteve média de 55,13 superior à media nacional, que é de 49,59. Outra escola que atingiu nota acima da média nacional, com 54,67, foi a Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior. Ainda no Piauí, a Escola de Jovens e Adultos Professor Artur Furtado, de Teresina, conseguiu a média de 53,08, a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, atingiu a média de 51,89, a escola Gayoso e Almendra, em Teresina, atingiu a média de 50,42.

O secretário esclarece que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, está desenvolvendo uma série de ações para melhorar a qualidade do ensino e citou os projetos Escola de Tempo Integral, em que os estudantes passam o dia na escola com período normal de aula e reforço em outro turno. “Outro projeto em funcionamento é a Jornada Ampliada, em que o aluno estuda um turno regular e duas vezes por semana vai à escola no outro turno para participar de um reforço”, diz.

Antônio José Medeiros destacou ainda o programa Quali Escola, executado em parceria com o Instituto de Qualidade de Ensino (IQE), que oferece reforço nas disciplinas de Português e Matemática. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Seduc desenvolve os programas Gestão 10, que consiste no acompanhamento do desempenho pedagógico; Se Liga, alfabetização de turmas especiais composta por alunos que passaram da 1ª para 2ª série sem aprender a ler e escrever; e Acelera, destinado a turmas que contêm alunos com idade defasada.

Como resultado dos projetos e investimentos feitos em educação, o secretário destacou a universalização do Ensino Médio no Piauí e apontou ainda o bom desempenho dos alunos oriundos de escolas públicas nos vestibulares da Universidade Estadual do Piauí, com 62,22%; Universidade Federal do Piauí, 46%; Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), 47%; Instituto Superior de Ensino Antonino Freire (ISEAF), 70% e na Universidade Aberta, a escola pública aprovou 80%.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: