Cidadeverde.com
Geral

Perícias médicas do INSS são retomadas no Piauí após fim da greve; fila pode durar 6 meses

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Após 52 dias de greve dos médicos peritos, os postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Teresina retomaram os atendimentos à população nesta segunda-feira (23). Desde as primeiras horas da manhã, as agências registraram movimentação de segurados que tinham perícia agendada para hoje. 

Segundo a delegada da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Elisvania Rodrigues, as perícias médicas foram retomados em todas as agências do Piauí. 

“As perícias já começaram hoje, atendimento normal, os agendamentos se mantiveram na mesma data e horário, em suas respectivas agências. Então o atendimento, a partir de hoje, está normal”, informou Elisvania Rodrigues. 

Tempo de espera 

Apesar do fim da greve, a estimativa é que o tempo de espera para o agendamento de novas perícias médicas demore até três meses, nas unidades de Teresina,e até seis meses, nos municípios do interior do Piauí.

“As perícias, por causa da greve, estão sendo marcadas para setembro aqui na capital. Geralmente estamos passando de 90 dias e o interior está passando até seis meses. Se estamos com a agenda lotada para setembro, provavelmente o interior já está marcando para dezembro”, explicou a delegada da ANMP.

"Hoje se você adoecer, precisar do INSS para marcar uma perícia, só vai conseguir vaga lá para o final de setembro em Teresina, tem que estar ciente disso"

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, a fila de perícias médicas do INSS já ultrapassou mais de 1 milhão de agendamentos em todo o Brasil, para a concessão de benefícios como auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, e aposentadoria por incapacidade permanente, pagos a quem tem alguma incapacidade para trabalhar.

Como fazer o agendamento 

Segundo o INSS,  todo atendimento é feito via agendamento e os segurados podem entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo site: https://meu.inss.gov.br/#/login

Atendimento 

Na agência do INSS localizada na Avenida João XXIII, zona Leste de Teresina, segurados formam uma pequena fila na espera do horário para realizar o procedimento. 

O trabalhador rural, Antônio Francisco contou que mora no município de São Gonçalo do Piauí e chegou em Teresina por volta das 6h para a perícia médica que estava agendada. Já na agência, ele disse que conseguiu realizar a consulta com o médico. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

 

“Meu horário estava agendado aqui, eu vim pela van do SUS, minha perícia estava agendada para 10 horas, cheguei mais cedo. Me chamaram e lá dentro foi ligeiro”, contou Antônio Francisco. 

Jardelmar da Silva, trabalhador rural, veio da cidade de Regeneração para realizar sua perícia que estava agendada há dois meses. Ele conta que foi fácil fazer o agendamento do procedimento pelo site do INSS. 

“Eu consegui marcar online, foi fácil e rápido pelo portal da Previdência do INSS. Sai de Regeneração de madrugada e cheguei mais cedo aqui para não correr o risco de perder a hora”, conta. 

 

 

 

 

Flash Rebeca Lima
redaçã[email protected]

Imprimir