Cidadeverde.com

Palmeiras bate Colo-Colo e se classifica

Imprimir
O Palmeiras viajou para Santiago pressionado para evitar uma eliminação precoce na Copa Libertadores. E graças a um golaço de Cleiton Xavier aos 42min do segundo tempo, o time alviverde cumpriu seu papel. Nesta quarta-feira à noite, a equipe do Parque Antarctica derrotou o Colo-Colo por 1 a 0 com um jogador a menos e assegurou a participação de todos os representantes brasileiros nas oitavas-de-final da competição.
 

"Foi justo por tudo o que fizemos. Trabalhamos duro, com um propósito e saímos vitoriosos. Lembramos do trabalho e do sacrifício que tivemos e foi merecido. Continuamos vivos e na briga pelo título", comemorou Cleiton Xavier após ser ovacionado por todo o grupo alviverde.

O triunfo deixou o Palmeiras com dez pontos, na vice-liderança do grupo 1. O Sport encerrou a fase na primeira colocação, com 13 pontos, enquanto o Colo-Colo ficou com sete, em terceiro lugar. A LDU, atual campeã continental, não evitou a lanterna, com quatro pontos.

A classificação também salvou o Palmeiras de igualar sua pior campanha na Libertadores em 30 anos. Isso porque a última vez que o time alviverde foi eliminado na fase de grupos do torneio foi em 1979. Desde então, o clube participou de outras oito edições e sempre se classificou.

Momentos antes da partida, Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao escalar Wendel e Souza entre os titulares. O treinador optou pelo esquema 3-6-1, com Keirrison isolado no ataque e deixou Willians no banco de reservas. "Preferi um time mais fechado para decidir no segundo tempo. O emocional pode pesar e mudar o aspecto do jogo se segurarmos eles", explicou o técnico.

Assim como anunciaram antes do confronto, os anfitriões começaram com uma postura mais ofensiva. Com pouca posse de bola, a equipe alviverde segurou as investidas iniciais do Colo-Colo e só passou a sair para o ataque com mais intensidade a partir dos 15min.

Com a saída de Torres, lesionado, o time chileno perdeu muito na criação das jogadas. O Palmeiras aproveitou e passou a tomar a iniciativa dentro de campo. Superior, a equipe brasileira se impôs e acertou duas vezes a trave em jogadas de Keirrison, mas não conseguiu tirar o placar do zero até o intervalo. "Estamos bem, só precisamos manter o ritmo", comentou Marcão no intervalo.

Na etapa final, o Colo-Colo tentou controlar o tempo e ficou com mais posse de bola, o que dificultou para o Palmeiras. Mesmo com a entrada de Willians, os visitantes não criaram bons lances e viram o os rivais dominarem o jogo novamente. Aos 17min, Marcão recebeu seu segundo cartão amarelo, deixou o campo e complicou ainda mais a situação dos brasileiros.

Depois disso, o Palmeiras sofreu na criação das jogadas e começou a se apoiar nas bolas alçadas na área para tentar balançar a rede, sem sucesso. Os visitantes ainda tiveram outras boas oportunidades com Willians e Maurício Ramos. Porém, só marcaram aos 42min com um lindo gol de Cleiton Xavier e fizeram a festa dentro de campo após o apito final.

COLO-COLO 0 X 1 PALMEIRAS

Data: 29/04/2009 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: estádio Monumental David Arellano, em Santiago (Chile)
Árbitro: Carlos Torres (PAR)
Auxiliares: Nicólaz Yegros e Milcíades Saldívar (PAR)
Cartões amarelos: Caroca, Figueroa, Millar (COL); Marcão 2, Maurício Ramos, Willians (PAL)
Cartão vermelho: Marcão (PAL)
Gol: Cleiton Xavier, aos 42min do segundo tempo

COLO-COLO
Muñoz; Figueroa, Mena, Riffo e Salcedo; Sanhueza, Meléndez (Jara), Rodrigo Millar e Torres (Caroca); Carranza (González) e Lucas Barrios
Técnico: Gualberto Jara

PALMEIRAS
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel (Willians), Pierre (Evandro), Souza, Cleiton Xavier, Diego Souza (Ortigoza) e Pablo Armero; Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Fonte: Uol
   

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: