Cidadeverde.com

Prefeito percorre rio Parnaíba e Poti chega a 11 metros

Imprimir
O prefeito Sílvio Mendes e o gerente regional da Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco, Airton Feitosa, percorrem o rio Parnaíba de barco nesta manhã(01). A vistoria é acompanhada pela imprensa local.
 
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Airton Feitosa explica que o rio atingiu 6,22 metros, a maior quota do ano. Às 11h30, o prefeito vai visitar o dique do Poti, junto com o governador Wellington Dias.

De acordo com Sílvio Mendes, de ontem para hoje, mais 71 famílias estão desabrigadas nas Vilas Ferroviária e Mocambinho. Ao todo, 1.148 famílias já estão atingidas pelas chuvas em Teresina.

Sílvio explica que o problema não é no Parnaíba, porque ele tem a barragem, que contém suas águas. Hoje o nível do reservatório de Boa Esperança chegou a 94%. “O problema é o Poti. Houve uma diminuição no sangramento das três barragens do Poti”, explica Sílvio.

A expectativa é que até amanhã(02) ocorra uma elevação de 50 cm no Parnaíba. O governador visita o dique do Poti, onde anunciará a segunda etapa de construção. Para Sílvio, “se não fosse o dique, teria o dobro de famílias desabrigadas”.

O gerente da Chesf, Airton Feitosa, diz que a quota da barragem chegou a 99,32% da capacidade. Para transbordar, o Parnaíba tem que chegar a 6,87 metros. Porém, vai depender da quantidade de água que o rio Canindé, um dos seus principais afluentes, vai despejar.

O rio Poti baixou 1,30 metros na cidade de Prata e de novembro para cá subiu 11 metros.

Além do prefeito, estão na visita a secretária de Comunicação, Cristiane Ventura, o secretário de Educação, Washington Bonfim, o coordenador da Defesa Civil municipal, Major John Feitosa, o gerente regional da Chesf, Airton Feitosa. Eles percorrem o Parnaíba em duas lanchas. Saíram de um ponto na altura do Iate Clube, seguindo até o Troca-Troca. A comitiva visita também o restaurante Pesqueirinho, zona norte.
 
 
 
Flash de Yala Sena
Redação Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: