Cidadeverde.com

Festa centenária do Sagrado Coração de Jesus é iniciada em Picos

Imprimir
  • dentro_6.JPG Paula Monize
  • dentro_10.JPG Paula Monize
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_9.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • dentro_8.JPG Paula Monize
  • dentro_7.JPG Paula Monize

Uma das mais tradicionais festas católicas do município de Picos teve início nesta quarta-feira (01). Reunindo dezenas de devotos na Igrejinha, o Festejo do Sagrado Coração de Jesus segue até 30 de junho com uma vasta programação religiosa.

Vestida de vermelho e branco, a comunidade picoense e da região vivenciará por 30 dias, momentos de renovação da fé, de adoração ao Santo. Esse ano, o tema da festa de 125 anos é “Eucaristia: vida e missão no Coração de Jesus”.

A programação de abertura contou com a alvorada festiva. O momento foi acompanhado pela Banda de Música e Hasteamento da Bandeira. Em seguida, às 18h, ocorreu a procissão de abertura com a Imagem do Coração de Jesus. O percurso resgatou uma tradição, onde a imagem foi trazida da Igreja Catedral com destino à Igrejinha. Posteriormente, foi presidida a primeira novena-missa pelo Bispo de Picos, Dom Plínio José da Luz, e concelebrada por Pe. Pio. 

Para a devota, Rosa Araújo, que há 45 anos integra o Apostolado da Oração, a festa desse ano tem um sentimento de gratidão pela vida.

“Esse tem um sabor todo especial, é atípico, porque eu sobrevivi à Covid. Tem um sabor de agradecimento, gratidão e superação de todos os desafios que estamos vivenciando. Iniciamos hoje essa trintena que costumo frequentar todas as noites”, disse Rosa Araújo.

Devota Rosa Araújo

A professora, Maria dos Anjos Pereira do Nascimento, devota do Sagrado Coração de Jesus destaca a emoção de carregar a imagem do Santo. 

“Caminhar com Jesus, carregar o andor para nós é uma sensação muito ímpar. Jesus presente, vivo, a gente pensa que está caminhando, seguindo Jesus. Ele é quem vai nos levando ao seu altar, à sua casa, a sua morada. É lá que ele quer todos nós, celebrando, louvando, comemorando”, enfatiza emocionada.

Professora Maria dos Anjos

A presidente do Apostolado da Oração da Igrejinha, Sandra Regina, ressaltou a tradição secular da Festa ao Sagrado Coração de Jesus que perpassa gerações.

“Até o dia 30 de junho estaremos comemorando a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Essa é uma festa tradicional, marcada de muita devoção, de muito fervor, louvor. Esse ano a programação é vasta já que as medidas estão mais flexíveis, tivemos a abertura com a procissão da imagem do Sagrado Coração de Jesus trazida da Igreja Catedral para a Igrejinha, essa é uma antiga tradição que buscamos resgatar. Esse festejo é uma história viva, são 125 anos, passado de mãe para filho, perpassando as gerações”, pontua.

O Bispo de Picos, Dom Plínio José da Luz, presidiu a novena-missa de abertura e comentou a representatividade do momento para a Igreja Católica.

“Essa é uma festa que tem sempre a grande participação de fiéis, devotos ao Sagrado Coração de Jesus, principalmente daqueles que são zeladores do Apostolado da Oração. Hoje iniciamos a nossa festa com muita alegria”, disse o Bispo Diocesano.

Durante todas as sextas-feiras será realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento e seguindo com a novena-missa. Haverá quermesses, animando os devotos.

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais