Cidadeverde.com

Automedicação contra acne pode prejudicar a saúde da pele, diz especialista

Imprimir



 

Comprar medicamentos contra a acne na farmácia, sem prescrição médica, é algo que tem grandes chances de dar errado no tratamento da doença inflamatória. Ressecamento, vermelhidão, manchas, descamação e oleosidade da pele estão entre as possíveis consequências da automedicação e deve ser evitada.

Dados da pesquisa feita pelo Persistence Market Research (PMR) aponta que o mercado de cosméticos voltados para o tratamento da acne deve movimentar mais de US$ 7 bilhões até 2025. Atualmente, a automedicação movimenta cerca de US$ 4,9 bilhões por ano, um aumento equivalente à 48,98% em menos de 10 anos.

O tratamento inadequado pode provocar o efeito rebote. Nesse caso, os produtos utilizados secam demais a pele, dando a impressão do controle da oleosidade, porém o sistema biológico do corpo entende que houve uma agressão e desenvolve mais óleo para dar o equilíbrio.

“O ideal é ir o quanto antes ao dermatologista para fazer um tratamento personalizado, porque o tratamento da acne não é uma fórmula de bolo. Cada paciente tem acne de grau diferente, tem pessoas que precisam usar só ácidos, outros precisam tratar com antibióticos e outros tomar a isotretinoína. O acompanhamento deve ser feito por um médico especialista para o tratamento correto da acne e sua cura”, disse o dermatologista Tales Bastos.

Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes da pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os tratamentos disponíveis para a acne incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína.

As manchas associadas à acne podem ser tratadas com procedimentos em consultório e cremes em casa. Alguns métodos novos, como a fototerapia com luz azul, podem ser indicados em casos específicos.

“Recomendo que a pessoa não futuque a acne e nem esprema a espinha, isso vai provocar inflamações deixando cicatrizes que pode perdurar por toda a vida. O tratamento exige muita disciplina e um pouco de paciência para se chegar aos resultados. Se você tiver um problema de acne ou outro de pele, nós estamos à disposição na DMI, é só marcar a sua consulta. Será um prazer em atendê-lo”, conclui o médico.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais