Cidadeverde.com
Esporte

Desafio das Cachoeiras reúne mais de 250 ciclistas na cidade de Batalha-PI

Imprimir

Foi somente a primeira edição, mas, certamente, o Desafio das Cachoeiras, que aconteceu neste domingo (5) está marcado na mémoria do povo da cidade de Batalha, município a 163km ao norte de Teresina, como uma super competição de mountain bike cross country. A competição oficial da Federação de Ciclismo do Piauí foi vália pela 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country XC e o modelo escolhido é de provas com percurso inferior a 60 km. 

Logo depois da largada, que aconteceu na entrada do Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, a 15 km do centro de Batalha, os mais de 250 ciclistas fizeram um deslocamento curto no asfalto até o início do trecho cronometrado do percurso, que já começou com single-track, passagem por riachos e logo antes da passagem pela Cachoeira dos Almeidas, a segunda avistada no percurso, um trecho de pouco mais de mil metros foi um dos mais desafiadores, principalmente para as categorias amadoras, ou seja, atletas que não disputam o campeonato piauiense de MTB e nem são federados. O trecho em questão era de muita lama e água, devido às fortes chuvas que caem há pelo menos três dias em Batalha.

A prova não tinha muita altimetria, mas várias passagens por riachos, alguns cheios devido às chuvas e alguns trechos com muitas pedras e piso de piçarra, que gera mais desgaste físico até para os atletas que disputam as categorias oficiais, como os másteres masculino e feminino, elite, infanto-juvenil, juvenil e sub-30. 

Com uma prova técnica e de muitas paisagens bonitas, com trechos passando por povoados, cenários que lembram savanas e muito capim, além de florestas de carnaubais e de babaçu, os atletas enfrentaram subida de ponte de madeira e no final, muitos elogios pela escolha do percurso. “Prova muito top, adorei, corri na categoria open, mas infelizmente tive que abandonar porque a roda bateu em uma pedra e furou a calha do pneu”, disse Samuel Santos, que mora em Capitão de Campos e esta disputando pela equipe Piripiri Team, que levou mais de 20 ciclistas para a prova.


VEJA OS CAMPEÕES DA CATEGORIA ELITE: 

ELITE FEMININO

1º - Sabina Passos Viana
2º - Ana Lúcia Bezerra Soares
3º - Sabrina Paulo Cruz
4º - Lia Roberta
5º - Valéria Gomes Lima

ELITE MASCULINO

1º - Eric João Pereira
2º - Ramonn Amorin
3º - Francisco Édio Neves Silva
4º - Emanuel de Jesus Rabelo
5º -Luís Macedo Júnior

 

 


Da Redação
[email protected]

Imprimir