Cidadeverde.com

Taxa de positividade de testes rápidos em Teresina chega a 19%, mostra painel

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O painel situacional da covid-19 em Teresina, referente ao período de 29 de maio a 4 de junho, mostra que a taxa de positividade de testes rápidos na capital está em 19%. Os dados são da Prefeitura de Teresina.

Segundo o painel, a taxa de positividade de testes RT-PCR é de apenas 2%. Já a taxa de positividade global em Teresina no período em questão é de 12%.

Os dados mostram ainda que, nos últimos sete dias, foram registrados 16 novos casos de covid-19 em um universo de 100 mil habitantes. Os números colocam Teresina como zona verde em relação a transmissão da doença.

Testes nas UBS

Desde ontem, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital estão fazendo teste rápido de Covid. Ao todo, são 91 unidades de saúde.

“Os testes estavam sendo realizados nas urgências de hospitais e UPAs, mas agora serão feitos nas Unidades Básicas, que encaminharão apenas os casos mais graves para as unidades hospitalares”, explica Gilberto Albuquerque. A FMS orienta que os testes devem ser realizados considerando a data de início dos sintomas: a partir do 1º dia até o 7° dia (entre o 3º e 7º dia de doença, preferencialmente).

Os atendimentos dos pacientes com síndromes gripais devem ser priorizados nas UBS’s para que essas pessoas permaneçam o menor tempo possível na unidade. É importante que sejam reforçadas medidas de segurança, devendo todas as pessoas, sejam profissionais de saúde, trabalhadores de saúde (pessoal que labora na limpeza, cozinha, na área administrativa, dentre outros), pacientes de maneira geral e especialmente aqueles que apresentam síndrome gripal devem fazer uso de máscara e demais medidas de biossegurança.

 

 

Hérlon Moraes (Com informações da FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais