Cidadeverde.com

Teresina abre vagas para agendamento e divulga cronograma para final de semana

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

No Dia Nacional da Imunização, que é celebrado nesta quinta-feira (9), data que tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina abriu novas vagas de agendamento para imunização contra a Covid-19 e anunciou uma mobilização prevista para sábado (11) e domingo (12) com pontos de vacinação.

“A vacinação tem se mostrado uma importante arma no combate à covid-19, e por isso a FMS está sempre traçando estratégias para contemplar a população, de acordo com análises feitas semanalmente pelas nossas equipes”, disse o presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque. 

Ele explicou que a abertura de pontos de vacinação no final de semana, no sábado e domingo, é para garantir que todos os públicos tenham a oportunidade de se vacinar.

“A abertura de postos no fim de semana vem para dar uma oportunidade para as pessoas pertencentes aos públicos alvos que não têm disponibilidade durante a semana possam garantir suas doses”, afirmou.

Agendamento

Nesta quinta-feira, a partir das 18h, vão ser abertas vagas para agendamento pelo site Vacina Já para a aplicação da terceira dose, ou seja, o primeiro reforço, para pessoas de 18 anos e mais, que serão aplicadas para a próxima semana, de 13 a 15 de junho.

No final de semana

No próximo sábado vão ser abertos sete pontos de vacinação. Um deles vai funcionar no Teresina Shopping, Edifício Garagem G3, de 9h às 17h, para a aplicação da primeira, segunda e terceira dose para pessoas a partir dos 12 anos, além da quarta dose para pessoas de 18 anos e mais.

Ainda no sábado, o Hospital Universitário vai ocorrer a aplicação da 1ª e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos, de 9h às 17h. 

No sábado e no domingo as UBS do Parque Piauí, Porto Alegre, Parque Brasil, Santa Isabel e Renascença, vão estar abertos de 7h às 19h.

  • 1ª e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos;
  • gripe para grupos prioritários;
  • sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
  • Outras vacinas do calendário infantil e adulto

Documentação

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Grupos profissionais com direito à vacina da gripe devem apresentar um documento que comprove seu vínculo profissional, e pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico comprovando sua condição.

“Lembramos ainda que, no caso das crianças e adolescentes, eles devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação”, ressaltou Emanuelle Dias.

Grupos com direito à vacina contra a gripe: 

  1. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
  2. Trabalhadores da saúde
  3. Gestantes
  4. Puérperas
  5. Professores do ensino básico e superior
  6. Idosos com 60 anos e mais
  7. Pessoas com deficiência permanente
  8. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  9. Profissionais das forças de segurança e salvamento
  10. Profissionais das forças armadas
  11. Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso
  12. Caminhoneiros.

 

Bárbara Rodrigues (com informações da FMS)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais