Cidadeverde.com

Número de casos de abuso sexual cresce 55% em 2022 em Teresina, diz Semcaspi

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 


Dados divulgados pela Gerência de Direitos Humanos da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) apontam um aumento de 55% no número de casos de abuso sexual em Teresina.

No primeiro trimestre de 2022 foram denunciados 45 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Teresina. Segundo os dados, a maioria desses casos foram registrados na zona Sul da capital piauiense. 

Ao se comparar os dados de 2022 com 2021, percebe-se um aumento no número de casos.  Isso porque em 2021 foram registrados 29 casos de abuso no primeiro trimestre do ano.

A violação de direitos por abuso sexual, só perde para Negligência, com 212 casos; Privação de acesso ao Serviço Público, com 59; e Violência Física, com 47. É importante destacar que estes dados se comparado com o ano de 2021, de janeiro a dezembro, as ocorrências por Negligência mantêm o topo do ranking, com 669 casos. Já o Abuso Sexual assumiu o sexto lugar, com 185 casos denunciados.

Foto: Reprodução

De acordo com o Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a rede de proteção atua para evitar as ocorrências, informando e conscientizando os públicos, mas também quando o direito da criança já foi violado.

“Todos os meses desenvolvemos ações envolvendo uma temática, informando aos nossos públicos, inclusive, sobre as formas de denunciar as violações. A formalização das denúncias é importante para evitar a subnotificação de casos e muito mais que isso, proteger crianças e adolescentes, que já estão em situação de violação”, ressaltou.

Segundo Eduardo Aguiar, secretário executivo da Semcaspi, além de trabalhar as temáticas com os públicos, a Semcaspi atua no recebimento destas denúncias, principalmente, com os conselhos tutelares e CREAS.

“Nos CRAS, com seus serviços oferecidos, atuamos na prevenção, com informações e empoderamento dos nossos assistidos, já nos Conselhos Tutelares e nos CREAS recebemos as denúncias, quando a violação aconteceu. Os públicos assistidos são acompanhados com: a proteção social básica, atendimentos que direcionam aos serviços e programas sociais, e com a proteção social especial, que requer um atendimento mais intensificado e de acolhimento nas nossas unidades”, explicou.

Como denunciar 

Atualmente, Teresina conta com cinco conselhos tutelares e a meta é criar mais duas unidades nas zonas Leste e Sul.

“O prefeito Dr. Pessoa é sensível às causas sociais e compreendendo a necessidade de ampliar o número de conselhos tutelares na capital, irá sancionar ainda no mês de julho ou agosto o projeto de lei já aprovado pela Câmara Municipal, que amplia de cinco para sete o número de conselhos tutelares”, pontuou Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi.

  • I Conselho Tutelar (Zona Centro/Norte) - 3215-9313/99490-7886
  • II Conselho Tutelar (Zona Sudeste) - 3215-9360/99460-3138
  • III Conselho Tutelar (Zona Sul) - 3227-6714/99454-2102
  • IV Conselho Tutelar (Zona Leste) - 3233-8841/99470-0654
  • V Conselho Tutelar (Zona Norte) - 99404-1192

 

Nataniel Lima
(Com informações da Semcaspi)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais