Cidadeverde.com

Piauí registra aumento de 746% nos casos de Covid-19 em apenas cinco dias

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí tem registrado um aumento nos casos de Covid-19, enquanto na semana passada foram registrados 15 casos, nessa semana, em apenas cinco dias já foram 127 casos confirmados, o que representa aumento de 746%. Enquanto é registrado um aumento, mais de 701 mil pessoas não tomaram a terceira dose, ou seja, a primeira dose de reforço, segundo o painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

O estado conseguiu indicadores positivos na aplicação da primeira dose, com 104,64% da população elegível vacinada, ou seja, vacinou mais do que a estimativa populacional prevista. Foram 3.043.938 milhões de pessoas vacinadas.

Já em relação a segunda dose, ocorreu uma pequena redução, com 94,38% da população vacinada, cerca de 2.853.197 milhões, mas ainda faltam 190.741 mil para aumentar o seu esquema vacinal.

Em relação a terceira dose, que é considerada o primeiro reforço, 70,23% se vacinaram, enquanto 701.652 mil ainda precisam tomar essa dose que está sendo ofertada no estado para pessoas acima de 12 anos.

No Piauí, a quarta dose está sendo aplicada para pessoas com mais de 18 anos. Até o momento 10,9% já se vacinaram, e ainda faltam 2.101.172 milhões para receberem a vacina.

Retorno do uso de máscara

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), do governo estadual, em reunião no dia 3 de junho, decidiu manter a flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados, apesar de ter sido registrado um aumento de casos de covid no Piauí.

No Piauí existe um decreto onde a liberação do uso de máscara em locais fechados, é permitida nos municípios com mais de 60% da vacinação da dose de reforço. Na reunião, os infectologistas, pesquisadores e técnicos da saúde decidiram que diante do aumento de casos em todo o país vai intensificar o monitoramento. 

Com o recente aumento de casos, algumas cidades brasileiras já voltaram a recomendar o uso, ou seja, não tornaram obrigatório, mas estão reforçando a necessidade de uso do material.

Nesta sexta-feira, às 11h, o COE Municipal de Teresina vai discutir sobre a possibilidade de recomendar o uso da máscara, já que a taxa de positividade de testes rápidos na capital está em 19%. 


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais