Cidadeverde.com
Últimas

Policiamento com bicicletas terá início no dia 25 em três pontos de Teresina

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_10_20.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_10_18.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_10_17.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_10_16.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_10_11.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • WhatsApp_Image_2022-06-14_at_10_01_55.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM
  • 1.jpeg Renato Andrade / Cidadeverde.com e Divulgação/PM

A Polícia Militar do Piauí recebeu nesta terça-feira (14) a doação de 45 bicicletas que serão utilizadas em ciclopatrulhamento em Teresina. Ao todo, 62 policiais militares iniciaram uma capacitação para atuar na nova modalidade policiamento, que começa no dia 25 de junho em Teresina, data que marca o aniversário da PM.

O comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, explicou que o ciclopatrulhamento estará em locais onde a viatura da Polícia não consegue chegar, fazendo, assim, um trabalho ostensivo em mais zonas de Teresina. 

“E foi um investimento a custo zero. Foi abraçado pela classe empresarial, a Houston, fez a doação das bicicletas e equipamentos. Só temos que agradecer. Vai ser implementado onde já existe o policiamento da força militar em outra modalidade, que é a pé, como em praças públicas, locais de passeio público, atividades esportivas”, frisou o coronel Scheiwann Lopes. 

O policiamento com bicicletas foi uma das medidas anunciadas pela governadora Regina Sousa (PT), ao tomar posse no cargo no final de março. A proposta foi alvo de críticas e questionamentos, principalmente nas redes sociais. 

Ciclopatrulhamento

No primeiro momento, as ações do ciclopatrulhamento acontecerão em dois turnos e em três áreas de atuação. Serão 22 policiais militares diariamente que estarão em trio, por cada turno de seis horas. 

No Centro de Teresina, o primeiro turno começa às 6h30 e encerra às 12h30. O segundo turno tem início das 12h30 e encerra às 18h30, horário onde há maior fluxo de pessoas por aquela região. 

Já na Avenida Raul Lopes/Cajuína o primeiro turno começa às 5h e vai até as 11h. O segundo turno começa às 15h e vai até as 21h. Momento em que muitos pedestres estão pela via fazendo alguma atividade física. 

E outra equipe do ciclopatrulhamento estará na Avenida Marechal Castelo Branco das 5h às 11h e das 15h às 21h fazendo o patrulhamento. Vale ressaltar que em cada turno estarão três PMs fazendo o trabalho ostensivo. 

Treinamento

A capacitação dos 62 policiais iniciou nesta terça (14) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar com um curso do capitão da Polícia Militar do Amazonas, Roberto Vieira. O ciclopatrulhamento já é implantado no Amazonas e o capitão veio a Teresina para instruir os policiais piauienses sobre como atuarem nessa nova modalidade. 

“A Polícia vai ficar extremamente gratificada quando ver tantas pessoas aplaudindo e acompanhando a polícia. Tantas pessoas vão se sentir acolhidas pelo Estado, se sentindo seguras em seu deslocamento”, frisou o capitão Roberto Vieira. 

De acordo com o coordenador do Projeto, major Gustavo, o emprego e atuação do patrulhamento em bicicletas é justificado não apenas pelo auxílio aos comerciantes, turistas e praticantes de esportes, mas especialmente pela aproximação com aqueles que circulam nessas áreas, evidenciando assim a importância do policiamento comunitário.

No projeto, o objetivo é aproximar a polícia da comunidade através de um policiamento de excelência, voltado para áreas com grande fluxo de pessoas, turistas e praticantes de atividades esportivas.

 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Imprimir