Cidadeverde.com

Secretário de Saúde afirma que é esperado um aumento de casos de Covid no Piauí

Imprimir


O secretário Estadual de Saúde, Neris Júnior, informou nesta terça-feira (14) que é esperado um aumento de casos de covid-19 no Piauí, diante dos dados nacionais e locais. 

Hoje, o governo do estado vai editar um novo decreto estadual determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Neris Júnior disse ainda que o decreto prevê afastamento de alunos e profissionais da educação em caso de teste positivo. 

Outra novidade, segundo o secretário, é que o  Comitê de Operações Emergenciais (COE) fará reuniões semanais para monitorar os casos e as internações hospitalares. Antes era quinzenal. 

O secretário explicou que as medidas foram adotadas pelo recente aumento de casos, e que é esperado que aumente ainda mais, só que o nível de internação deve ser baixo por causa da vacinação. Atualmente a dose de reforço não estar no patamar esperado, com 70,56% da população com o primeiro reforço e 11,44% com o segundo. 

“A nossa rede continua preparada, então a gente espera neste momento é que haja um aumento no número de casos, assim como em outros estados, mas esperamos que não haja um número grande de internação hospitalar, isso pelo sucesso nossa campanha de vacinação, por isso pedimos para a população estar vacinada, por mais que haja um aumento de casos, a gente não vai ter esse aumento na internação”, explicou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O secretário ainda destacou que mesmo não agradando, as medidas que estão sendo adotadas pelo COE são necessárias. Ele disse que agora serão realizadas reuniões semanais, para poder analisar os dados e dar os devidos encaminhamentos.

“Vamos nos reunir de maneira semanal avaliando esses números, que servem para a tomada de decisões e também para recomendações daquelas atividades que não dependem da gente, como nas unidades educacionais e instituições de ensino. Em outras vezes as decisões do COE serviram para trazer o estado do Piauí como exemplo nacional, e esperamos que seja uma decisão tomada onde os números venham a diminuir. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás, para dar dois na frente”, pontuou.

Neris Júnior destacou que em caso de sintomas a população deve procurar uma unidade de saúde e que os autotestes não são confiáveis. Ele ainda pediu que a população continue se vacinando, já que atualmente a 4ª dose está liberada para pessoas com mais de 18 anos.

“A gente pede para a população que ela busque os postos de saúde para se vacinar, para que ela se sensibilize e nos ajude, pois o COE sempre esteve presente e tomando decisões que fizeram com que o estado de exemplo para todo o Brasil”, afirmou.


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais