Cidadeverde.com
Vida Saudável

'Lanchinhos diários' podem estragar a dieta; saiba como equilibrar

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

Quem deseja ter uma alimentação mais equilibrada ou, até mesmo, é um atleta e segue uma dieta, com objetivo de alcançar uma melhor qualidade de vida deve estar sempre atento à composição nutricional dos alimentos. Mas, comer bem não significa manter um cardápio restritivo. Algumas combinações podem e devem ser consumidas, desde que a composição do produto não prejudique a saúde e seus objetivos. 

Pesquisa feita pela Kantar mostra que, já em 2021, impulsionada por fatores como dieta e nutrição, a necessidade da saudabilidade cresceu 15% nas ocasiões de consumo dentro de casa. 

“O que podemos perceber é que as pessoas estão mais conscientes com o que estão consumindo, procurando alimentos que sejam mais benéficos para a saúde, que possam contribuir para uma alimentação diária mais atenta. O que é preciso ter em mente é que é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos que contribuem para uma experiência mais prazerosa”, afirma Amanda Matos, nutricionista.

E o açúcar é uma das principais preocupações de quem está em busca desse novo estilo de vida e de especialistas em saúde. Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde, a quantidade diária recomendada por cada pessoa é de 25 gramas.

“A ingestão exagerada de açúcar altera o metabolismo, aumenta os níveis de gordura e, consequentemente, altera os níveis de colesterol e glicose. Por isso é necessário fazer escolhas inteligentes com mais atenção. Até mesmo os atletas. Um lanchinho pode colocar em risco todo o trabalho feito em prol do rendimento no treino”, completa Amanda Matos.

É saudável também fugir vez ou outra das dietas. Sem excessos, alguns alimentos possuem boas concentrações de nutrientes, mas, precisam ser controlados.

O chocolate, por exemplo, é uma ótima opção saudável para adoçar o dia, se incluído nas versões que possuem 70% ou mais de cacau. Ele possui alto nível de flavonoides que tornam a saúde cardiovascular mais forte e ajudam a acelerar o metabolismo, mas claro, sem exagerar na quantidade.

 

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir