Cidadeverde.com
Vida Saudável

Campanha contra gripe e sarampo entra na última semana; veja onde se vacinar em Teresina

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

Na próxima sexta-feira (24) termina as campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo em todo o país. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um apelo para que a população pertencente aos grupos prioritários não deixe de tomar suas doses. Para atender ao público, a FMS disponibiliza a partir de amanhã, diversos pontos em drives ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De segunda (20) a sexta-feira (24), a vacina contra a gripe estará disponível em seis pontos de vacinação drive thru: Terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte e Teresina Shopping (edifício Garagem - estacionamento do G3). 

“Terão acesso ao imunizante todos os grupos prioritários da campanha, exceto as crianças, que devem ser vacinadas em uma UBS”, esclarece a coordenadora da campanha em Teresina, Emanuelle Dias.  

Além da vacina da gripe, estes locais estão recebendo os públicos da vacina contra a covid-19: 1ª, 2ª e 3ª dose (pessoas de 12 anos e mais), além da quarta dose/2º reforço para adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o CEU Norte que funciona das 9h às 12h.

O imunizante também está disponível em 82 UBS espalhadas por toda a capital. Os públicos que têm direito à vacina contra a gripe são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso e caminhoneiros.

Sarampo

Também nas 82 UBS do município está disponível a vacina contra o sarampo. O imunizante está sendo aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde – a título de atualização da caderneta.

Já a vacinação infantil contra a covid-19 segue sendo realizada de segunda a sexta nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. “Por questões de logística, as UBS que vacinam crianças contra a covid-19 não estão fazendo outros imunizantes. Nestes casos, recomendamos que a população procure outra UBS mais próxima”, diz Emanuelle Dias.

Para receber as vacinas é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

Programação vacinação – 20 a 24 de junho

Drive Thru

Locais: Terminal Parque Piauí, Terminal Zoobotânico, Terminal Livramento, Terminal Buenos Aires, CEU Norte (somente de 9h às 12h), Teresina Shopping (edifício Garagem - estacionamento do G3)

- Gripe (Grupos Prioritários)
- Covid 1ª Dose (12 anos e mais)
- Covid 2ª Dose (12 anos e mais)
- Covid 1º Reforço (12 anos e mais)
- Covid 2º Reforço (18 anos e mais)

UBS

Locais: UBS Buenos Aires, UBS Parque Brasil, UBS Saci, UBS Monte Castelo, UBS Irmã Dulce, UBS Cidade Jardim, UBS Satélite, UBS Alto da Ressurreição, UBS Parque Poti

- Covid 1ª e 2ª dose - crianças de 5 a 11 anos

Demais UBS

- Gripe (grupos prioritários)
- Sarampo (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde - atualização da caderneta)

Grupos com direito à vacina contra a gripe:

 - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- Trabalhadores da saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Idosos com 60 anos e mais
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso
- Caminhoneiros

Da Redação
[email protected]erde.com

Imprimir