Cidadeverde.com

Entidades alertam para "minis cracolândias" em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Cresce o número de usuários de drogas e pessoas em situação de rua no Centro de Teresina. Com isso, surge na cidade o que a presidente da Fundação da Paz e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Piauí (CEPD-PI), Eneide Lustosa, classificou como “minis cracolândias”.

Para combater essa nova realidade, o Governo do Piauí ampliou o financiamento do número de vagas em centros terapêuticos para tratamento da dependência química. O número subiu 705%, passando de 120 para 967 vagas. A ampliação, no entanto, não é suficiente, de acordo com Eneide Lustosa. 

“Apesar de querermos fazer o tratamento e acompanhamento, a iniciativa precisa partir deles. Não adianta só a instituição querer, o dependente químico precisa ter a intenção de se tratar. E precisamos ampliar ainda mais a quantidade de vagas para atender a maior quantidade de pessoas”, frisou Eneide Lustosa. 

Já para Sâmio Falcão, presidente da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas no Piauí (Cendrogas-PI), a ampliação no número de vagas ajudará a suprir a demanda atual. Visto que em Teresina cerca de 800 pessoas vivem em situação de rua e, por conta disso, em vulnerabilidade ao uso de drogas. 

“Se formos olhar para todo o Piauí, esse número pode chegar a 1,3 mil pessoas. Oscila muito porque às vezes a gente faz o acolhimento transitório, alguns vão para comunidades terapêuticas, outros são recebidos nas famílias ou vão embora para o estado ou município de origem”, frisou Sâmio Falcão. 

Semana de Políticas sobre Drogas 

Acontece entre os dias 20 e 26 de junho a Semana Estadual de Políticas sobre Drogas com uma programação disseminada por todo o Piauí. Serão realizadas palestras, rodas de conversas, blitz educativa, caminhada e debates em Teresina, Demerval Lobão, Água Branca, São Gonçalo, Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Luís Correia. 

“É um momento importante essa semana para a gente divulgar em todo o estado essas ações que são realizadas pela Coordenadoria de Enfrentamento, juntamente com o Conselho Estadual, com a OAB e diversos outros parceiros”, acrescentou Sâmio Falcão. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Para abrir a Semana, aconteceu uma missa na Casa de Qualificação Profissional da Pastoral do Povo da Rua, logo após os acolhidos da Pastoral que é mantida pela Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA), apresentaram os trabalhos produzidos por eles.

A Abespa desenvolve o Projeto “Sandálias Andarilho”, com a realização da confecção de chinelas, produzidas pelos próprios acolhidos da entidade.

Nataniel Lima
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais