Cidadeverde.com
Últimas

DNIT inicia intervenções da obra de rebaixamento da Avenida João XXIII

Imprimir

O superintendente Regional do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos, informou que o trânsito não deve ser muito afetado após o início das obras de rebaixamento da Avenida João XIII, na zona Leste de Teresina.

Na última segunda-feira (20) foi iniciada as marcações, mas nessa segunda-feira (27) foram iniciadas as intervenções no local. Segundo o superintendente, para evitar que a população seja afetada, vão pegar o acostamento, para que os motoristas possam ter sempre duas faixas livres.

Foto: Divulgação/Dnit

 

“Queremos manter durante toda a obra, duas faixas de tráfego livres na Avenida João XXIII, e precisou para isso aumentar dois metros, depois do acostamento da avenida, em 400 metros de um lado e do outro. Iniciando do lado direito de Teresina a Altos e concluindo vamos colocar o tapume, e vamos alargar o outro lado, para garantir que fique duas faixas durante toda a obra, para o impacto ser menor, PARA que duas faixas atendam o tráfego com o menor transtorno”, explicou.

A obra faz um rebaixamento da Avenida João XXIII, no trecho em que ela faz cruzamento com a Avenida Zequinha Freire. Atualmente existe um balão no local, que acaba gerando um grande congestionamento. Após a obra, quem passar pelo local pela João XIII vai poder seguir direto, sem cruzar com a Zequinha Freire. 

Foto: Divulgaçao/Dnit

“O cronograma é de dois anos, mas temos para esse ano, mais da metade do recurso. Vão ser investidos R$ 38 milhões, mas já temos R$ 20 milhões e a gente acredita que dependendo do desempenho da empresa a gente possa antecipar esse cronograma. Concluindo o alargamento da avenida, deixando duas pistas livres, vamos fazer a escavação das estacas, que vão emitir a escavação da Avenida João XXIII, que é ela que vai passar por baixo. A Zequinha Freire vai ficar no mesmo nível. Aí sim, vão ser construídos dois viadutos, para se manter a rotatória da Zequinha Freire, sem cruzar com a Avenida João XIII”, informou.

O superintendente Regional do DNIT disse que além dessa obra, outras estão sendo realizadas no mesmo trecho, para trazer mais fluidez ao trânsito da região.

“Estamos fazendo o rebaixamento das obras, iniciando na João XXIII, depois temos o viaduto ali no Mercado do Peixe, com cronograma para concluir em setembro e depois do viaduto vamos trabalhar a duplicação [da BR 343] até a ponte sob o rio Poti [no bairro Tancredo Neves], que é o lote 1 dessa obra. Também estamos fazendo a duplicação da BR 316, fizemos 10km, e pretendemos chegar até Demerval lobão em dezembro, o nosso planejamento é até a Estaca Zero, mas já estamos fazendo o projeto de Demerval Lobão até Monsenhor Gil”, explicou.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Imprimir