Cidadeverde.com

Após exposição e constrangimento, paciente denuncia ausência de setor Covid no Hospital de Picos

Imprimir

Foto: Reprodução/CCOM Piauí

Nesta quinta-feira (30) o Cidadeverde.com/picos recebeu a denúncia de uma paciente positivada para Covid-19, que buscou atendimento no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, e relata ausência do setor na Unidade de Saúde.

A paciente do sexo feminino, de 53 anos, que não quis ser identificada, explica que no domingo (26), por volta de 16h30, se dirigiu ao Hospital de Picos com a pressão arterial elevada. A mesma teve diagnóstico positivo para Covid na sexta-feira (24).

Segundo a paciente, a mesma deu entrada na Unidade de Saúde pela Emergência. O espaço estava lotado de pessoas e após relatar para a profissional de Saúde que estava com Covid, a mesma teria alertado o público pedindo que não se aproximassem, pois se tratava de um caso positivo para o vírus.

“Cheguei no Hospital e fiquei aguardando atendimento no meio de todo mundo na ala de emergência. A profissional de Saúde ainda alertou o público gritando para as pessoas não chegarem perto que era Covid-19. Fiquei muito constrangida e querendo sair de lá o mais rápido possível”, relata a paciente.

A mulher acrescenta que o profissional lhe atendeu, passou a medicação e informou que a ala Covid estava desativada.
“Me passaram a medicação e disseram que não podia ficar lá porque a ala Covid estava desativada. Me orientaram que eu buscasse o CIEM”, ressalta.

Leitos para Covid-19

Recentemente, o portal Cidadeverde.com/picos noticiou que o Hospital Regional contava com 12 leitos clínicos para atendimento à pacientes com Covid-19. A assessoria de Comunicação explicou que devido o não registro de entrada e internação de pacientes positivados, os leitos estariam sendo utilizados para atendimento de pacientes com outras doenças.

No entanto, o Cidadeverde.com/picos apurou na terça-feira (28) com pacientes que estavam internados no Hospital de Picos que uma “sala de isolamento” estava direcionada para internação de pessoas positivadas para Covid.

A reportagem do Cidadeverde.com/picos contatou a assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Picos. A nota explica que diante da diminuição significativa de internações não há indicação de reabertura de 50 leitos do setor Covid. Confira a nota!

O Hospital Regional Justino Luz segue as orientações do COE -  Centro de Operações de Emergência de enfrentamento à Covid-19. 

No momento o Hospital dispõe de leito de isolamento dentro da área clínica para pacientes com Covid-19. Com a vacinação, houve uma diminuição significativa de internações e que portanto nesse momento agora endêmico da doença, conforme divulgado pelo próprio Ministério da Saúde não há indicação de reabertura de 50 leitos do setor COVID do início do pandemia, uma vez que apenas 4 pacientes estão internados e dentro dessa enfermaria de isolamento, onde os profissionais fazem usos de EPIs e higienização das mãos para os cuidados dos mesmos. 

Os paciente internados seguem todos os protocolos assim como os profissionais que atendem.

Nossa unidade de saúde está sinalizada com contatos da Ouvidoria para que os pacientes que procuram atendimento deixem suas sugestões e avaliações de atendimento, pois prezamos por uma boa assistência no atendimento.  

E qualquer nova decisão do COE ou do Ministério da Saúde dependendo do número de casos e do boletim epidemiológico norteará novas condutas.

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais