Cidadeverde.com

Professor dá palestra sobre crise e movimentos sociais

Imprimir
Em tempos de crise econômica, todos querem saber quem são os culpados pela atual situação em que o mundo se encontra. Para o doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP), Valério Arcary, existe o consenso de que a política neo-liberal conduziu o capitalismo para a crise. "Até o Papa concorda com isso", afirma o professor.
 

Valério Arcary é natural do Rio de Janeiro, mas atualmente mora em São Paulo e dá aula de história no Cefet. O professor já estudou na Universidade de Paris e Lisboa. Quando jovem, participou da Revolução dos Cravos, em Portugal, no ano de 1974. Ele chegou em Teresina hoje à tarde e irá ministrar palestra sobre a crise econômica mundial e os movimentos sociais às 18h no auditório do Cefet.

Segundo Valério Arcary a crise mostra que o mundo passa por transformações profundas e quem sofre é o trabalhador urbano. "O Organização Mundial do Trabalho estima que a crise aumente o número de desempregados para 50 milhões. Na China, já são 20 milhões e no Brasil existem 1 milhão a mais de desempregados desde setembro do ano passado", informa o professor.

Ele acredita que a atuação dos movimentos sociais é muito importante. As diversas ações promovidas em todo mundo mostram que o capitalismo não é imbatível. "Já foram depostos os presidentes da Islândia e de Madagascar. Houve greve geral de 1 mês em Guadalupe e no dia 1º maio todas as centrais sindicais de Paris marcharam juntas pela primeira vez", afirma Valério.

A palestra foi promovida pelo Sintrajufe (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal), Sinteprevs (Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social), pela Intersindical e Conlutas.

Nayara Felizardo
(Especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: