Cidadeverde.com

Consumo de chocolate pode ser benéfico aos dentes, aponta estudo

Imprimir


Foto: Freepik




O chocolate, um dos doces mais consumidos no mundo, é capaz de gerar dúvidas referentes aos benefícios ou malefícios relativos à saúde bucal. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), a produção dos derivados do cacau no Brasil aumentou 35% no comparativo entre 2020 e 2021, refletindo o maior consumo da população. Odontólogos reforçam que a ingestão da guloseima não traz malefícios, se feita a higiene adequada e moderação quando degustadas.  

Tradicional em festas de fim de ano ou Páscoa, o chocolate também é destaque nos meses de férias escolares, quando as crianças têm mais acesso ao doce. Para o cirurgião-dentista Sérgio Pires, a escolha da porcentagem de cacau no chocolate tem conexão com a saúde bucal, sempre observando a quantidade ingerida.

“De fato, açúcar é um inimigo poderoso contra o bem-estar do corpo em geral. Mas é na boca onde os primeiros sintomas podem aparecer, como a cárie. Por isso, fugir do exagero, da frequência e dos maus cuidados com a limpeza de toda a região após o consumo é a melhor alternativa para quem procura uma degustação sadia. Afinal, todos nós procuramos na boa alimentação o prazer do paladar. E é possível, basta se adaptar”, pontua.  

Além da higiene propriamente dita, o dentista também relata que, segundo pesquisas realizadas por universidades japonesas, o extrato do cacau tem agentes anticariogênicos. Ou seja, substâncias capazes de reduzir a incidência ou aparecimento de cáries.

“Um grande mal da saúde humana é a falta de informação. Por exemplo, alguns pais ou responsáveis restringem suas crianças contra consumo de chocolates. Possivelmente, essa criança vai comer escondido e em altas quantidades. Por isso, ensinar os pequenos a escolher melhor o que consumir traz muitos benefícios à saúde da boca. Então, ofereça chocolates com concentração acima dos 60%. Acostume o paladar, controle a quantidade e estará tudo bem. Com higiene bucal adequada e preferência por maior concentração de cacau, é possível ter dentes saudáveis comendo chocolate”, finaliza.  

Embora não seja necessariamente um vilão dos dentes, o cacau em suas diversas apresentações precisa ser consumido em pequenas quantidades. Também aliada da boa alimentação e da visita regular ao dentista, a higiene pós-refeições é essencial para a manutenção da saúde bucal e do organismo, pois, sem a escovação, haverá mau hálito, cáries, dor, entre muitos outros sintomas de doenças bucais.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais